Economia
Sebrae abre inscrições para novo ciclo do Programa ALI em Goiás
Micro e pequenas empresas podem participar de jornada gratuita de inovação e produtividade, com resultados já comprovados em aumento de faturamento e redução de custos
Micro e pequenas empresas de Goiás já podem se inscrever no novo ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).
A iniciativa do Sebrae oferece atendimento gratuito e personalizado com foco no aumento da produtividade, redução de custos e melhora na gestão dos negócios.
Com duração de seis meses, o programa é voltado para empresas da indústria, comércio e serviços.
O ALI é o maior programa de extensionismo tecnológico da América Latina que faz parte do Brasil Mais Produtivo.
As empresas interessadas têm até o mês de fevereiro para se inscrever.
Ao longo de seis meses, o atendimento oferecido trata de uma jornada de transformação que vai além do modelo tradicional de consultoria.
Cada empresa é acompanhada por um Agente Local de Inovação (ALI), bolsista capacitado pelo Sebrae, que realiza encontros individuais e personalizados, além de promover encontros empresariais coletivos.
O objetivo é levar a cultura de inovação com soluções ágeis, de baixo custo e alto impacto para inovar processos, reduzir desperdícios e gerar aumento de produtividade, competitividade e de faturamento,
destaca a Paula de Paula, Coordenadora Estadual do Programa ALI da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional (UADR), do Sebrae Goiás.
Durante o processo, são realizados diagnóstico do negócio, definição dos principais desafios de gestão, elaboração de um plano de ação e implementação das soluções propostas.
Todo o trabalho é monitorado por indicadores de desempenho, o que permite acompanhar a evolução dos resultados e mensurar os impactos gerados ao final da jornada.
A efetividade do programa é demonstrada pelos resultados registrados nas empresas que já participaram de ciclos anteriores do ALI, com aumento médio de 24% na produtividade e crescimento de 11% no faturamento real, além de redução de custos e aperfeiçoamento das práticas gerenciais.
A expansão da Mega Utilidades, comandada por Maria de Fátima, na região Metropolitana, é exemplo da eficácia do programa.
Entre as ações impulsionadas pelo projeto, foi uma maior dedicação à produção de conteúdo para as redes sociais.
“Com isso, temos tido bastante resultados”, afirmou.
Já Gysele Tavares Bernardo, proprietária do Studio Power Plate, empresa voltada à atividade física personalizada com treinos de alta performance e curta duração, e de um painel de mídia direcionado ao posicionamento de empreendimentos no mercado, avalia que a participação do programa ALI representou um divisor de águas.
Segundo Gysele, o suporte recebido possibilitou maior segurança na tomada de decisões e fortalecimento da gestão.
Ela destaca que a proximidade da agente local de inovação foi além da orientação técnica, porque ofereceu apoio efetivo nos momentos de dificuldade e contribuiu para a superação de desafios que antes pareciam intransponíveis.
SERVIÇO:
Link para inscrições ao novo ciclo: https://www.sebraego.com.br/brasil-mais-produtivo
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
Link na Agência Sebrae Programa ALI – Goias :
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Truth Social




