RELAÇÕES COMERCIAIS DO AGRO
Governo de RO apresenta potencialidades do estado premiadas em Feira Internacional de Comércio
Rondônia vai mostrar produtos de alta qualidade e os motivos de estar em evidência no Brasil
Pelo modelo de economia, que cresce com sustentabilidade e velocidade surpreendente no país
Com a presença do governo do estado na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que ocorre entre terça-feira (27) e quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia.
Com cadeias produtivas sustentáveis premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente, as exportações de Rondônia estão presentes em 109 países, contemplando 296 produtos, de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), através da Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, com dados obtidos pelo Sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens.
O estado vem conquistando cada vez mais o mercado internacional, com crescimento de 94% nas exportações de 2019 para 2023.
A participação na Ficomex 2024, no estado de Goiás, é para Rondônia uma oportunidade de fortalecer as relações comerciais com o mercado global com o fomento de novos negócios, além de fortalecer a integração com os estados do Brasil Central, que inclusive, contemplará em sua programação, a realização do Fórum dos Governadores do Brasil Central, no período da manhã da quarta-feira (28), com o tema:
“Comércio Exterior no Brasil Central: desenvolvimento e integração’’.
CRESCIMENTO CONJUNTO
Participam do Consórcio Brasil Central os estados de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, e o Distrito Federal. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, principal representante do estado no evento, destacou que os investimentos em qualidade, sustentabilidade e crescimento conjunto dos estados do Brasil Central contribui para avanços na competitividade no mercado global.
Ficamos felizes de oferecer ao mercado global produtos de alta qualidade e sustentabilidade, feitos com dedicação pela população,
e o governo de Rondônia está presente na Ficomex 2024, para mostrar todos os atrativos rondonienses prontos para novos negócios com o mercado exterior;
e também para defender e contribuir com o crescimento conjunto dos estados do Brasil Central, do qual fazemos parte, ressaltou Marcos Rocha.
ATRATIVOS RONDONIENSES
O governo de Rondônia se prepara para apresentar os atrativos e a evolução do estado durante palestra programada no Espaço Global da Ficomex 2024, na tarde da quarta-feira (28). E estará presente na Feira também com o estande personalizado com as potencialidades do estado, inclusive com uma cafetaria. No local, o café rondoniense, robusta amazônico vai estar disponível para degustação e realização de novos negócios. A expectativa é servir mil doses por dia.
O café de Rondônia ocupa o pódio nas principais premiações nacionais do segmento como melhor café do Brasil, e o governo pleiteia junto ao governo federal e estaduais que seja servido na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá no Brasil, no próximo ano, os líderes das maiores economias do mundo.
Além disso, os peixes de Rondônia também vão estar presentes na Feira. Segundo o Anuário da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o estado é o maior produtor de peixes nativos do Brasil, e líder nacional na produção da espécie Tambaqui, que já recebeu premiação internacional pelo sabor inigualável.
A costelinha de Tambaqui foi eleita o melhor produto de serviço de alimentação [Foodservice] da Seafood Expo North America, considerada uma das maiores feiras mundiais de pescados e frutos do mar, realizada em Boston, capital do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA).
Todas as riquezas, potencialidades e demais oportunidades de negócios com Rondônia – serão compartilhadas com o público da Ficomex 2024 pelo governador do estado Marcos Rocha, assim como pela equipe da Sedec.
SOBRE A FEIRA
A Ficomex 2024 tem a perspectiva de movimentar empresas, embaixadas, estados e municípios em negociações para exportação.
Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Feira é dividida em três eixos: negócios, políticas públicas e educação.
O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do governo de Goiás.
Por: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
Link original da materia
GOVERNO DE RONDÔNIA