Odilon Rosa» Blogs e Colunas

Odilon Alves comenta Turismo

Caminho dos Veadeiros passa a integrar Rede Nacional de Trilhas

São duas rotas para ciclismo e uma para caminhada, que juntas somam 1.120 km

Caminho dos Veadeiros, segunda trilha goiana a entrar Rede Nacional de Trilhas.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anuncia a inclusão do Caminho dos Veadeiros na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).

A portaria, publicada no Diário Oficial da União, reconhece o percurso como um importante corredor que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, promovendo conservação e geração de renda a partir do turismo sustentável.

Com duas rotas para ciclismo e uma para caminhada, que juntas somam 1.120 km, o Caminho dos Veadeiros passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.

Caminho dos Veadeiros

O atrativo é muito procurado para prática de trekking e ciclismo. O turista que visita o local tem a oportunidade de conhecer o Cerrado preservado, além de fauna local.

Parte do Caminho faz parte do Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco por preservar um ecossistema tropical mais antigo e diversificado do mundo.

Parte do caminho faz parte do Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco

O Caminho dos Veadeiros é a segunda conquista do estado na RedeTrilhas.

Em 2021, foi a vez do Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesias do mundo, ser incluída na rede nacional.

Ambas compõem um percurso maior, a Trilha Nacional Caminho dos Goyazes.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a portaria coloca o Caminho dos Veadeiros entre os principais percursos do Brasil.

Isso possibilita novos investimentos e uma conexão com uma rede internacional de trilhas de longo curso, afirmou.

 

Critérios
O presidente da Associação Caminho dos Veadeiros, Márcio Chapola Nascimento, explicou que o processo de reconhecimento pelo MMA seguiu o trâmite estabelecido nas Portarias Conjuntas do MMA/MTUR/ICMBIO n°407/2018 e 500/2018.

Neste processo, é necessário apresentar uma série de informações como os mapas, características dos trechos que compõem a trilha, relação dos pontos de apoio e atrativos, bem como as Unidades de Conservação abrangidas e o papel da trilha para formação de corredores ecológicos.

Para Márcio Chapola, a conquista é um reconhecimento da dedicação de dezenas de voluntários e gestores que vem trabalhando pela implementação da trilha.

Um trabalho que não pretende apenas conectar um ponto a outro, mas conectar pessoas e paisagens,

valorizar as belezas do Cerrado e trazer oportunidades de desenvolvimento sustentável às comunidades rurais abrangidas, acrescentou.

Por Odilon Alves

Link original da matéria:

REVISTA PLANETA ÁGUA

 

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram

 

Parte do caminho faz parte do Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Odilon Alves

    Odilon Alves Rosa, jornalista, advogado, radialista e economista começou a atuar na área de comunicação nas rádios Cultura e Santana de Anápolis, como redator, na década de 1970. Depois foi locutor na Rádio Carajá, período em que foi também repórter e redator do jornal Folha de Goyaz. Em 1979, assumiu a redação da Rádio Imprensa de Anápolis. Lá, como produtor, repórter, redator e apresentador, foi destaque nos programas Fatonotícia, Sua Opinião é um Sucesso e Circuito Fechado. Na Rádio São Francisco, outra emissora da cidade, atuou como repórter e apresentador do programa Som Contemporâneo e, na Rádio Manchester, criou e apresentou o programa O que faz o Vereador. Foi assessor de imprensa na Câmara Municipal de Anápolis e na LBA - Legião Brasileira de Assistência, em Goiânia, locutor na Rádio Interativa e editor da Revista Impacto, em Cuiabá (MT) de onde retornou em meados da década de 80, para assumir a direção da sucursal do Diário da Manhã em Anápolis (GO) e novamente a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Dirigiu a sucursal anapolina do jornal Top News por dois anos. É diretor-geral da Revista Planeta Água (site e revista digital), diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis e membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo