Vander Lúcio

Jovens ‘Nem-Nem’: Desafios e Oportunidades

PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges e reproduzido no CONTEXTO revela dados de uma situação que pouca gente tem conhecimento.

Trata-se do percentual de jovens que não estão estudando e não estão trabalhando. Os intitulados, não de forma pejorativa, “nem-nem”.

Em Goiás, no final de 2022, conforme o referido estudo, o percentual de jovens nessa condição era de 18,3%. Apesar de o indicador estar em queda, é um número significativo.

Entre as 27 unidades da federação, Goiás aparece no ranking como o oitavo estado com menor percentual de jovens “nem-nem”.

Mas, independente de números, pois o que temos aí retratado nessa pesquisa é uma condição de vida de jovens goianos, entre eles, também, jovens anapolinos, é nós pensarmos e refletirmos sobre as causas do problema, para que soluções sejam buscadas

Mais do que isso, a pesquisa enfatiza a necessidade de que os entes governamentais- municípios, estados e União- lancem um olhar mais aprofundado nas políticas públicas voltadas aos jovens, em especial, visando a redução da evasão escolar e o acesso ao emprego, ao mercado de trabalho.

Todos sabem que há um curso de envelhecimento da população, porquanto as famílias, hoje, são menores que antigamente.

Consequentemente, há uma redução da força produtiva jovem. Assim, não se pode ter uma margem grande de jovens que estão à margem da educação e à margem do trabalho.

A estatística é um ponto de partida importante e, até, serve de alerta para que as autoridades tenham foco nessa questão.

Não podemos, apenas, ficar no discurso que os jovens são a geração do futuro. Mas é preciso dar a eles, sobretudo, àqueles com menor oportunidade e em situações de vulnerabilidade, para que eles conquistem espaços, possam ter acesso ao ensino e ao emprego.

Por Vander Lúcio Barbosa
Vander Lúcio Jornalista e editor do Jornal Contexto, também é colaborador do Portal 7Minutos

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

    As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada nas colunas são de exclusiva responsabilidade do COLUNISTA, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor e do portal 7Minutos. Cada COLUNISTA é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O 7Minutos se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.

    Vander Lúcio

    Fundador e diretor do Jornal Contexto; foi repórter mirim, aos 15 anos, do Jornal de Brasília; editor, repórter e apresentador da TV Tocantins e editor de vários jornais, revistas e publicações periódicas. Também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e diretor de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), dentre outras atividades.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo