Economia : Últimas notícias» Economia

Material, coletado quinzenalmente,

Empresa em Goiânia estimula a prática de reciclagem entre os colaboradores

Em um pouco mais de um ano do programa Localiza Recicla, os colaboradores da Localiza Urbanismo já descartaram 1,4 toneladas de resíduos sólidos.

Todo o material, coletado quinzenalmente, é encaminhado para a reciclagem

Segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA), apenas 4% dos resíduos sólidos gerados no Brasil são reciclados.

Em Goiás, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), esse número cai para 1,7%.

Para se ter uma ideia do quão importante é a reciclagem de resíduos sólidos para o meio ambiente, segundo uma pesquisa da University of Central Oklahoma, só com a destinação correta de papéis e papelões ajudaria a reduzir a poluição do ar em até 73%.

Com a finalidade de incentivar a prática, existem dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas para serem realidade global até 2030: a ODS 11 busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; e a ODS 12, que busca o consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Engajada com a causa, a supervisora de administrativo e financeiro Vera Lúcia de Araújo faz o seu papel: em casa, ela faz a separação dos materiais descartáveis e, nos locais adequados, ela faz o seu descarte.

“Comecei a fazer a separação de lixo comum do reciclável e o descarte adequado de ambos quando passei a morar em apartamento.

Além de na minha rua passar o recolhimento de descartável da prefeitura, eu ainda posso levar para a empresa em que trabalho, que dispõe de um espaço específico para essa finalidade”, diz.

Trabalhando na Localiza Urbanismo há 23 anos, Vera conta que a empresa criou, há pouco mais de um ano, o programa Localiza Recicla.

Segundo ela, por lá os colaboradores podem levar o seu lixo reciclável de casa, o que ajuda quem não dispõe de serviços de coletas seletivas no bairro.

Mas antes mesmo da implantação do programa, conforme Vera, a empresa já separava papelões, materiais de informática e eletrônicos.

Sempre fizemos essa seleção e buscamos pessoas que fizessem reciclagem para fazer o encaminhamento dos materiais, informa.

De acordo com ela, agora com o Programa Recicla, todo o processo de recebimento e direcionamento dos materiais recicláveis ficou ainda mais organizado.

“Além disso, o programa contagiou os colaboradores, que estão cada vez mais envolvidos”, destaca.

Lançado em outubro de 2023, o projeto visa promover práticas sustentáveis e educar tanto os colaboradores quanto a comunidade sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente.

Esse projeto é para a vida, afinal, todos os dias temos lixo de um jeito ou de outro.

E o nosso papel é procurar a melhor maneira para descartá-lo.

Vejo o projeto como uma mola para impulsionar melhorias na natureza, no bolso, na saúde e na colaboração, para quem precisa desse sustento para si próprio ou sua família, salientou Vera Lúcia.

Localiza Recicla

Em um ano de implementação, o Localiza Recicla em já resultou em resultados expressivos: 1,4 toneladas de resíduos sólidos recolhidos e destinados à reciclagem, com coletas quinzenais dentro da empresa.

Os colaboradores, cerca de 34, também são incentivados a trazer materiais recicláveis de casa.

De acordo com Laura Helena, Analista de Recursos Humanos da Localiza Urbanismo, o objetivo principal do programa é transformar a Localiza em uma empresa mais sustentável, criando uma cultura de conscientização ambiental e responsabilidade social.

Queremos incentivar nossos colaboradores a adotarem boas práticas de descarte e reciclagem e, ao mesmo tempo, apoiar uma

cooperativa local, gerando emprego e oportunidades para a comunidade por meio da sustentabilidade, afirma.

A empresa, que adota um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), acompanha de perto a quantidade de resíduos gerados e reciclados, utilizando relatórios quinzenais para mensurar o impacto do programa.

Internamente, todos são muito colaborativos com o programa, e o engajamento tem sido excelente.

A transparência e o acompanhamento constante motivam a equipe a seguir contribuindo para a causa, completa Laura.

O esforço contribui para a preservação do meio ambiente e também gera impactos positivos na economia local, uma vez que beneficia cerca de 20 famílias das cooperativas que recebem o material reciclável.

Relatório

Os números do programa são impressionantes e mostram como ações simples podem gerar um grande impacto.

Além das 1,4 toneladas de resíduos reciclados, a Localiza conseguiu compensar a emissão de 4,37 toneladas de CO², economizar 13,86 mil Kw/h de energia elétrica e reduzir o consumo de água em 22 mil litros.

Outro dado de destaque é o impacto na preservação das florestas: 6,54 árvores deixaram de ser cortadas graças à reciclagem de papelão.

Além das práticas de reciclagem, a Localiza também aposta em inovação para reduzir seu impacto ambiental.

A empresa utiliza uma mini usina de energia elétrica, que abastece seus prédios e galpões, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica e promovendo um ambiente mais eficiente energeticamente.

Selo bronze

Há 37 anos desenvolvendo loteamentos em Goiânia e região metropolitana, a Localiza Urbanismo, que está entre as organizações que fomentam práticas sustentáveis na capital, conquistou, em julho deste ano, o Certificado de Sustentabilidade Ambiental, da Prefeitura de Goiânia por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Selo Bronze.

A certificação é resultado da implantação de projetos de conservação, recuperação e promoção de qualidade ambiental desenvolvidos pela empresa nas últimas três décadas.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo