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Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Motocicletas falham em testes com novo combustível E30

O novo combustível E30 passou pelos testes de viabilidade, mas falhou em alguns veículos na hora da partida a frio

Novo combustível

A gasolina E30, com maior percentual de etanol na mistura, acaba de ter sua viabilidade técnica atestada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

A ocasião, datada na última segunda-feira (17), também foi marcada pela fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que afirmou que a adoção do E30 poderá reduzir o preço do combustível na bomba e tornar o Brasil independente da importação de gasolina.

Entretanto, em comunicado, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo –, afirmou que esta avaliação conta com pontos de atenção

Motos apresentaram falhas com o novo combustível.

Mesmo declarando apoio ao uso dos biocombustíveis e sua contribuição para a economia e o meio ambiente, a Abraciclo confirmou transtornos que ela chamou de “pontos de atenção”.

Esta tribulação refere-se aos problemas que o novo E30 causaram às motocicletas testadas durante a avaliação do Instituto Mauá.

Foram avaliadas 13 motocicletas além de outros veículos, todos utilizando o novo combustível.

Segundo a própria perícia, várias destas motos apresentaram falhas durante a partida a frio.

Apesar disso, a aprovação da viabilidade do combustível permaneceu.

Entende-se que as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do E30, apontou o Instituto Mauá.

Na análise,

não foram observados diferenças no comportamento dos veículos

que sejam justificadas pela alteração de combustível e/ou afetará a percepção de dirigibilidade do motorista,

disse técnica especialista e representante do Instituto, Luana Camargo.

Promessa de redução no valor do combustível E30

Segundo o ministro Alexandre Silveira, a estimativa é de uma redução de até R$ 0,13 por litro da gasolina.

Estamos dando mais um passo para transformar a lei do Combustível do Futuro em combustível do presente.

O E30 não apenas reduz o custo para o consumidor, mas fortalece a economia e a segurança energética do Brasil, afirmou Silveira.

Por Lucas Silvério –

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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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