Educação : Últimas notícias

POLÍTICA

Professor de escola pública oferece ponto na média para estudantes que se beijarem

Educador foi afastado; diretoria repudiou o ocorrido

Um professor da escola pública Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, em Salvador (BA), foi afastado depois de estimular alunos a se beijarem em troca de pontos na média curricular. Os estudantes do 6° ano têm entre 11 e 13 anos.

O fato ocorreu em 11 de novembro.

Duas mães de estudantes acionaram a diretoria e prestaram queixa contra o educador na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente.

Em nota, o colégio manifestou repúdio ao episódio. A diretora Jeana Lemos de Oliveira disse que, em menos de 24h após o ocorrido, a escola se reuniu com os estudantes e os pais, além de pedir a saída do educador ao governo estadual.

A Secretaria Estadual de Educação informou que, ao tomar conhecimento da denúncia feita pela direção do colégio, afastou imediatamente o professor e instaurou um processo administrativo para apurar o caso.

A polícia comunicou que participa das investigações.

Outros casos
Um professor de filosofia do ensino médio da Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, em Uberlândia (MG), afirmou em sala de aula que não aceita

“defesa de bolsonaristas em sala de aula”.

A declaração consta em um vídeo que está circulando nas redes sociais.

“Defender argumentos de bolsonaristas, hoje… a paciência tem limite”, disse o educador. “Quando se defende preconceito, racismo, xenofobia, entre outros, você está defendendo um crime atrás do outro. Isso não vai acontecer dentro da minha sala de aula”, acrescentou o professor.

A Revista Oeste entrou em contato com a direção da escola, que confirmou o caso.

O educador está afastado por supostamente ter comorbidades. Paralelamente, uma representação foi feita e apresentada à Secretaria da Educação.

 

Nota de esclarecimento Colégio Estadual Heitor Villa Lobos

Em relação aos fatos noticiados envolvendo um professor de artes e alunos do Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, necessários esclarecer alguns pontos:

– Em primeiro lugar, a gestão repudiou o ato e agiu imediatamente, solicitando a afastamento do professor em menos de 24 horas após o acontecido.

– A gestão enviou ata elaborada com oitiva das crianças, na presença dos pais no mesmo dia do ocorrido a SEC e pediu o afastamento imediato do professor e adoção das medidas cabíveis.

– No sábado, dia 13 de novembro a gestão reuniu com os responsáveis e comunicou que o professor já havia sido afastado e que a SEC iniciou um processo de sindicância. Nada foi escondido dos responsáveis, todos os detalhes foram relatados e lavrados em um terceira ata que foi assinada por 16 (dezesseis) responsáveis.

– Solicitei ao alunos que apagassem os vídeos, porém antes, fiz o envio para um aparelho de celular meu, de dois com conteúdo claro do ocorrido, os quais já foram enviados a SEC para serem anexos a sindicância.

– Ressalto que ao deletar os vídeos dos aparelhos dos alunos, visei a preservação da imagem dos menores, o que tem previsão tanto na Constituição Federal de 1988 (CF/88) quanto na Lei Federal nº 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), sendo direito fundamental dos menores envolvidos e meu, que tenho dever enquanto gestora. Inclusive tenho registrado em ata agradecimento de pais que entenderam a minha ação visando a proteção da imagem dos alunos. Seria impossível se houvesse o vazamento dos videos, além da exposição dos menores serviria apenas para dar IBOPE a mídias sensacionalistas.
Como dito aos resposáveis e declarado a SEC, tenho em meu poder dois vídeos que comprovam o ocorrido e que poderão ser disponibilizados para o Ministério Publico ou Delegacia do Menor.

Concluo, reafirmando o meu respeito aos meus alunos e seus responsáveis e me coloco a disposição para colaborar com toda e qualquer informação necessária.

Jeana Lemos de Oliveira – diretora do Colégio Estadual Heitor Villa Lobos.

By:Cristyan Costa

Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/politica/professor-de-escola-publica-oferece-ponto-na-media-para-estudantes-que-se-beijarem/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, no bairro do Cabula, em Salvador | Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo