Estilo : Comportamento

Criador de soluções

Como ter o próprio negócio?

Esse dom de pensar na gambiarra é um dos principais fatores para pessoas que querem criar seu próprio negócio

O Brasileiro é um grande criador de soluções para as mais diversas coisas – não podemos negar – e isso é uma das principais formas de encontrar o caminho para montar o seu próprio negócio!

Muitas vezes chamamos essas soluções de invenção, quebra-galho, gambiarra, mas é impressionante como de uma hora para a outra o jeitinho brasileiro (no modo positivo) faz algo complicado e que parecia impossível de contornar, ser resolvido.

Esse dom de pensar na gambiarra é um dos principais fatores para pessoas que querem criar seu próprio negócio: ou seja, montar algo onde se vai encontrar soluções que facilitarão a vida das pessoas ou empresas na realização bem-sucedida de suas atividades diárias.

Muitas vezes nem percebemos que muitas soluções aparecem em meio a problemas que precisam de solução. Por isso se você fica sabendo de situações que geram reclamações, vê sempre uma fila grande ou vivencia um fato que te fez ter uma péssima experiência, isso pode ser a semente para criar seu próprio negócio.

Mas aí muita gente fica deslumbrada com a fase das ideias e intuição (planos e mais planos), ficando presas aí para sempre, e daí nunca conseguem entender como fazer aquela ideia se transformar em um novo negócio para se melhorar o lugar onde se vive, trabalhando para isso.

O ideal é ver um problema ou necessidade, ter a ideia que pode resolver isso, criar o produto ou serviço de verdade, testar em pequenas quantidades com grupos de pessoas ou empresas, corrigir erros ocorridos nos testes ou melhorar coisas que se mostrarem necessárias antes de pensar em fazer algo gigante – começar pequeno não é um problema (basta lembrar que a Apple, Microsoft e Amazom.com começaram em garagens residenciais).

Um fator de grande peso em todos novos negócios é ter recursos para iniciar a as atividades. Muitas vezes são amigos e/ou a família, que viram o potencial do seu negócio, que podem ser as principais fontes de recurso para o pontapé inicial.

Estar preparado para trabalhar muito no começo e ver pouco retorno, também é algo essencial e não deve ser ignorado – pode ser horas, dias, semanas, meses ou até anos de muita ralação.

E lembre-se: o mercado é algo que precisa ser estudado o suficiente para não entrar numa enrascada. Busque saber do mercado como o volume de dinheiro que ele representa.

Pensemos no mercado onde se quer entrar como uma pizza: se tem poucos para se servir da pizza, você divide com poucos, ficando com grandes pedaços para você. Mas ao entrar num mercado lotado de competição, isso pode representar apenas um gasto de dinheiro que no final vai te deixar sem nada, devido ao grande número de concorrentes em busca dos mesmos pedaços.

O importante é dar ao cliente algo pelo qual ele pagará e ainda por cima se sentirá satisfeito para fazer o boca-a-boca sobre o que adquiriu.

Cito isso porque muitas vezes empresas querem bater os concorrentes fazendo tudo que eles fazem, mas esquecem de cativar o comprador que deixará seu dinheiro na empresa em troca de produtos ou serviços (e que pode voltar, ou não, dependendo de como foi sua experiência).

E por último, um fator que é deve ser a maior prioridade de todas: sempre invista tempo em como vender bem e entregar o que foi vendido.

Não se deixe encantar com outras coisas que parecem mais importantes (pulverizar os custos, imitar o concorrente, estar na internet, etc).

E aí, que tal ter ideias e começar a trabalhar para ter o seu próprio negócio?

Boa sorte!!

By

Usiel Walker.

Radicado nos EUA a mais de 3 anos, é formado em Administração, tem especializações em Micro e Pequenas Empresas e Docência Universitária, é colunista do 7Minutos

O Brasileiro é um grande criador de soluções para as mais diversas coisas – não podemos negar – e isso é uma das principais formas de encontrar o caminho para montar o seu próprio negócio! Divulgação

Usiel Walker. Radicado nos EUA a mais de 3 anos, é formado em Administração, tem especializações em Micro e Pequenas Empresas e Docência Universitária( Foto : Arquivo Pessoal )
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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