Estilo : Saúde» Estilo

Goiás Contra o Diabetes

Mutirão oferece exames gratuitos para prevenir a cegueira causada pelo diabetes neste sábado (23), em Goiânia

O evento é voltado para pacientes diabéticos e para aqueles que ainda não sabem se têm a doença. A expectativa é atender 3 mil pessoas

No próximo sábado, 23 de novembro, das 8h às 12h, o Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, será palco da ação

“Goiás Unido Contra o Diabetes”.

Promovido pela Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) em parceria com o governo estadual e três importantes serviços de oftalmologia — Fundação Banco de Olhos (FBO), Hospital de Olhos da UFG (Cerof) e Hospital de Olhos de Aparecida (HOA)

o evento vai oferecer exames e orientações gratuitas para pacientes diabéticos e seus familiares.

A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas participem, reforçando a importância do cuidado integrado e acessível para o enfrentamento do diabetes em Goiás.

A oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro, diretora da SGO, destaca o caráter multidisciplinar da ação.

Será uma força-tarefa em prol do combate à cegueira causada pelo diabetes, além de

outras complicações graves como amputações, falência renal, infarto e AVC, explica.

O evento é voltado para pacientes diabéticos e para aqueles que ainda não sabem se têm a doença.

Durante o mutirão, será possível realizar a glicemia capilar — exame de ponta de dedo que detecta a presença de diabetes.

Quem se identificar como diabético será submetido a uma avaliação completa, incluindo exame de fundo de olho, considerado um biomarcador essencial.

O exame do fundo de olho permite identificar o grau do diabetes em todo o corpo.

Quem apresentar alterações graves será encaminhado para exames e especialidades complementares,

como nefrologia, cardiologia e odontologia. Tudo de forma gratuita e imediata, detalha Luciana.

Feira de saúde e procedimentos

Além dos exames oftalmológicos, o mutirão terá uma série de outros procedimentos, como eletrocardiograma, ecodoppler de carótidas e avaliação do pé diabético.

Também haverá coleta de sangue para análise de hemoglobina glicada, colesterol e creatinina, além de orientações odontológicas e nutricionais.

A Feira da Saúde, paralela ao mutirão, é destinada à população geral e busca informar e conscientizar sobre a prevenção do diabetes.

É uma oportunidade para familiares de pacientes diabéticos realizarem exames,

receberem orientações nutricionais e aprenderem sobre direitos e cuidados específicos.

A presença da família é fundamental no controle da doença, afirma Luciana.

Riscos do diabetes

O evento é especialmente importante por seu caráter preventivo.

Complicações como cegueira são 100% evitáveis se diagnosticadas e tratadas adequadamente.

Quem já perdeu parte da visão dificilmente recupera, mas é possível interromper a progressão com tratamentos como a fotocoagulação a laser.

Por isso, todos os oftalmologistas de Goiás estão unidos nessa causa, reforça Luciana.

A diabetes afeta a visão de forma agressiva, causando danos aos vasos sanguíneos da retina que podem levar à hemorragia e descolamento.

Imagina a retina como um jardim com mangueiras.

O diabetes provoca vazamentos que prejudicam a visão.

Nosso trabalho é evitar que isso evolua para casos graves e irreversíveis, explica a oftalmologista.

Luciana ressalta que o mutirão é uma oportunidade única para quem vive com diabetes.

O paciente sairá completamente examinado e, se necessário, será encaminhado para tratamentos gratuitos, como o laser.

É um passo essencial para evitar complicações graves como cegueira, amputações e falência renal.

Serviço

Goiás Unido Contra o Diabetes

Data: Sábado, 23 de novembro

Horário: Das 8h às 12h

Local: Ginásio Rio Vermelho – Avenida Paranaíba, nº 117, Setor Central – Goiânia

 

A oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro, diretora da SGO, destaca o caráter multidisciplinar da ação.
No próximo sábado, 23 de novembro, das 8h às 12h, o Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, será palco da ação “Goiás Unido Contra o Diabetes”.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo