Estilo : Saúde» Estilo

Vacina pneumocócica

Pneumo 20: nova vacina amplia proteção contra doenças pneumocócicas

Imunizante, disponível apenas na rede privada, previne pneumonia, meningite e outras infecções graves.

A vacina pneumocócica conjugada 20-valente, conhecida como Pneumo 20, recentemente lançada na rede privada, aumenta a proteção contra infecções causadas pela  bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo).

O imunizante é mais abrangente do que as versões anteriores, como a 13-valente e a 15-valente.

A ampliação propicia a cobertura de maior número de sorotipos, incluindo aqueles associados a casos graves e resistentes a antibióticos.

Segundo a médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin Diagnóstico e Saúde,

essa atualização se faz relevante considerando a mudança de perfil epidemiológico observada nos últimos anos.

A vacina foi desenvolvida em resposta a mudanças nos padrões de circulação dos diferentes sorotipos, englobando aqueles que têm emergido como potenciais causadores de doença grave, explica. 

O pneumococo é um importante agente causador de infecções como pneumonia e otite e pode ser responsável por quadros conhecidos como “doença pneumocócica invasiva”, menos frequentes, porém mais graves, incluindo meningite e bacteremia.

O risco é maior em crianças menores de 5 anos e adultos com 60 anos ou mais. 

A nova vacina representa mais uma ferramenta no combate às infecções graves, que podem evoluir rapidamente,

especialmente em grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas, reforça a especialista. 

Diversas condições crônicas e fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolvimento de doenças pneumocócicas.

Entre eles estão alcoolismo, doenças crônicas do coração, fígado e pulmões, tabagismo, diabetes mellitus, entre outros.

Além disso, condições que comprometem o sistema imunológico também elevam o risco de infecções pneumocócicas.

Entre essas condições, destacam-se: insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, imunodeficiências congênitas ou adquiridas, cânceres como leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e a doença de Hodgkin, infecção pelo HIV, uso de medicamentos imunossupressores, doença falciforme e pacientes que passaram por transplante de órgãos sólidos.

Além da prevenção individual, a Pneumo 20 pode contribuir para a proteção coletiva, reduzindo a transmissão do pneumococo na comunidade.

Essa proteção indireta é útil para proteger pessoas que não podem ser vacinadas, como recém-nascidos e pacientes com contraindicação médica, destaca a médica. 

Indicação e esquema vacinal

A Pneumo 20 segue as mesmas indicações das vacinas conjugadas anteriores – crianças, idosos e portadores de condições de risco para doença pneumocócica grave. Gestantes ou pessoas com condições de saúde específicas devem consultar um médico antes de receber a vacina.

O esquema de vacinação varia conforme a faixa etária e o histórico vacinal do paciente:

Crianças menores de seis meses:  a vacina pode ser administrada a partir de 6 semanas, sendo recomendadas três doses iniciais com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.

Esquema rotineiramente iniciado aos 2 meses

  • Crianças de sete a 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida e um reforço entre 12 e 15 meses.
  • Crianças entre 12 e 24 meses: duas doses com intervalo de dois meses entre elas. 
  • Crianças a partir de 24 meses: dose única. 
  • Adultos: recomendação de dose única, em eventual condição de risco ou indicação do médico assistente.
  • Idosos: dose única, independente do histórico vacinal. 

 

É importante destacar que as vacinas Pneumo 13, Pneumo 15 e Pneumo 20 são consideradas intercambiáveis, o que significa que aqueles que começaram esquema com vacinas Pneumo 13 ou Pneumo 15 podem continuar seu esquema de imunização com a vacina Pneumo 20.

Sobre o Sabin

Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades.

O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984.

Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.

Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo