15º Festival Italiano Nova Veneza
Domingo é dia de almoço com a família com direito a panelaço
Mas calma aí! Não vai ter panela para lavar, não! E nem protesto político.

Famílias aproveitam o último dia do 15º Festival Italiano de Nova Veneza para o tradicional almoço da família com pratos e atrações italianas, que incluem um desfile de encerramento das cozinheiras do evento, batendo suas panelas ao som da tradicional Tarantella Napoletana
Com diversificados e saborosos pratos a partir de 20 reais, o 15º Festival Italiano de Nova Veneza espera receber muitas famílias goianas para o almoço de domingo em seu último dia, neste domingo, 9 de junho.
O evento, que já deixa saudades e um saboroso gostinho de quero mais, oferecerá atrações musicais e de dança para alegrar a tarde dos visitantes e, ao final, uma atração inusitado: um panelaço!
Mas calma aí! Não vai ter panela para lavar, não! E nem protesto político.
Por volta das 18h, as cozinheiras do festival e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da tradicional Tarantella Napoletana.
Nilva Moreira mora em Nova Veneza e trabalha no Festival Italiano há 12 anos como auxiliar da chef da Cantina da Nonna. Ela explica que o Panelaço simboliza algo como um ‘atestado de sucesso’ do evento.
“Para nós todos, que ficamos envolvidos na realização do evento, o momento do Panelaço é um orgulho muito grande, porque significa que o Festival correu tudo bem e que conseguimos alcançar o objetivo de agradar os nossos visitantes. Tanto é que o próprio público acaba entrando na festa e participando do Panelaço conosco, batendo panelas e tampas, e dançando a Tarantella Napoletana”, conta Vânia.
Além do Panelaço, o último dia do festival mantém o ritmo de animação total com várias atrações. De manhã, às 10 horas, haverá um torneio de Cipó, que é um jogo de cartas com origem italiana, tradicional na cidade de Nova Veneza.
O almoço começa às 11h.
A partir das 12 horas, serão realizadas duas apresentações musicais, sendo a primeira a do Coral da Escola Tereza Zanini Peixoto e depois o show da cantora Amanda Dyovana, seguido pela apresentação do trio de Thalita Muniz, Sofia e Gabriele.
Às 13 horas, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro sobe ao palco do festival para sua última apresentação de dança. Em seguida, a partir das 14 horas, a animação é garantida nos shows dos cantores Waldir Amaral, natural da cidade de Nova Veneza (GO) e que trará um repertório de canções italianas clássicas dos anos de 1960, 1970 e 1980; Ana Paula Drigo; e a dupla Weber e Alex, que animam o público antes do encerramento da festa.
Ainda neste domingo, tem a última apresentação da Mostra de Cinema Italiano no Centro Cultural Pedro Peixoto, que é uma parceria da organização do Festival e da Embaixada da Itália no Brasil.
Os filmes têm legendas em português. Hoje é dia dos longas Il Primo Incarico (2010), da diretora Giorgia Cerere, e La Kryptonite Nella Borsa (2011), de Ivan Cotroneo.
Il Primo Incarico (O primeiro cargo) apresenta a história de uma jovem que sai de casa em busca de trabalho e encontra a oportunidade para atuar como professora em uma pequena e isolada vila italiana.
Apesar das expectativas boas, ela encontra um caminho difícil de percorrer, devido à hostilidade de seus alunos. Diante desse drama, ela tem de administrar também a saudade que sente de casa.
A película La Kryptonite Nella Borsa (A kryptonita na bolsa), por sua vez, conta a história do garoto Peppino. Ainda bem pequeno, ele é levado para morar com seus tios para superar o trauma de ver a mãe entrar em depressão.
Quando seu primo, Gennaro, morre em um acidente de trânsito, Peppino acaba fazendo do universo dos super-heróis o seu próprio mundo, para conseguir encarar os percalços da vida real.
Programação de domingo, 9 de junho
10h – Torneio de Cipó – Praça da Matriz
11h – Almoço na Cantina da Nonna “Pelos sabores e encantos da Itália” – Praça da Matriz
12h – Apresentação do Coral do Centro Municipal de Educação Infantil Tereza Zanini Peixoto
12h30 – Apresentação solo de Amanda Dyovana
12h45 – Apresentação solo de Thalita Muniz, Sofia e Gabriele
13h – Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro (SC)
13h – Mostra de cinema “Il Primo Incarico”, de Giorgia Cerere – Centro Cultural Pedro Peixoto
14h – Show com Waldir Amaral
15h30 – Show com Ana Paula Drigo, e Weber e Alex
17h – Mostra de cinema “La Kryptonite Nella Borsa”, de Ivan Cotroneo – Centro Cultural Pedro Peixoto
18h – Encerramento com Panelaço, com a participação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro (SC)
Como chegar à Nova Veneza
Situada a 29 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.
De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.
Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.
Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.
Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.
By Lê Moraes


https://youtu.be/Mmkgo4vyL1w