Fit 4 Start
“Startups brasileiras podem ser aceleradas em Luxemburgo”
O país é considerado um dos mais estáveis politicamente e socialmente, sendo uma monarquia parlamentar e um dos membros fundadores da União Europeia.

Abriu-se a mais recente chamada para o programa Fit 4 Start, o principal programa de aceleração de startups do Grão-Ducado de Luxemburgo.
Luxemburgo, pequeno país da Europa incrustado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, mas possuidor do maior PIB per-capita do mundo e centro financeiro internacional, vem apostando fortemente na inovação e na tecnologia e deseja atrair mão de obra qualificada.
Encarando a inovação como política pública, o Ministério da Economia do Luxemburgo em parceria com a agência luxemburguesa de inovação, a Luxinnovation, as incubadoras Technoport e a Incubadora da Cidade do Luxemburgo e a Agência Espacial do Luxemburgo, têm desenvolvido o programa Fit 4 Start que atualmente se encontra em sua 10a edição.
Em épocas de pandemia, a atual edição do programa se reservará à atração das startups das tecnologias da saúde, as HelthTecs, e é aberto a projetos e empreendedores de todo o mundo independentemente da nacionalidade.
O processo de candidatura é feito totalmente online através do site do programa, fit-4-start, e não tem qualquer custo. Os 50 melhores projetos são selecionados para uma disputa de pitches que também será feita remotamente desde casa.
As startups com os melhores projetos serão convidadas a se instalarem e serem aceleradas no Grão-Ducado, tendo acesso a mentoria especializada, acesso livre a um co-working space, oportunidades valiosas de networking, injeção de capitão de até 150 mil euros equity-free e capacitação para raising capital nos fundos de investimento luxemburgueses com meta de 50 mil euros.
De forma a apresentar o programa à audiência brasileira, a embaixada luxemburguesa promoverá no dia 19 (quarta-feira) às 15h00, uma live com a presença do Conselheiro para Programas de Aceleração da Luxinnovation, Sven Baltes, que apresentará o passo-a-passo da candidatura e o processo seletivo.
Interessados devem enviar nome, cargo e empresa ao e-mal eventosembaixadalux@gmail.com para receber o código da sala Zoom.
Sendo uma grande alternativa para as startups brasileiras que buscam investimento, o Grão-Ducado pode oferecer mais ao desenvolvimentos das mesmas. O país é considerado um dos mais estáveis politicamente e socialmente, sendo uma monarquia parlamentar e um dos membros fundadores da União Europeia.
Tendo três idiomas oficiais, o luxemburguês, o alemão e o francês, a língua inglesa é falada pela maioria da população e o português é falado por uma parcela considerável da população, 17%, graças às grandes comunidades portuguesa e cabo-verdiana e a crescente brasileira.
Uma vez a startup é constituída no Luxemburgo, ela é integrada dentro da lógica do Mercado Comum Europeu tendo acesso aos mercados internos dos outros 26 países constituintes da União Europeia.
Dessa forma, o programa Fit 4 Start pode ser um interessante passo para startups brasileiras alçarem voos globais.
Maiores Informações : Felipe Diniz –
Adido Econômico e Comercial do Ministério da Economia do Grão-Ducado de Luxemburgo para a República Federativa do Brasil e para a República do Chile
felipe.diniz@mae.etat.lu – (61) 99418 1808
Fotos: Divulgação
By Lê Moraes