Jet7 : Goiás

Coluna Jet7 Goiás por Lê Moraes

Longa ‘A Flor do Buriti’ realizará sua première brasileira no Fica

O filme que retrata a resistência de indígenas brasileiros foi premiado em Cannes na última sexta-feira (26).

A Flor do Buriti’, longa do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, foi premiado na última sexta-feira (26), no renomado Festival de Cinema de Cannes.

No Brasil, o filme que retrata a resistência de indígenas brasileiros será lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás.

Fabiana Assis, consultora de cinema do Fica, conta que após a premiação do longa em Cannes, a expectativa para a estreia brasileira no festival ficou ainda maior

Isso ressalta o olhar atento da consultoria artística do Fica e conecta o festival com produções audiovisuais de qualidade que estão sendo realizadas no Brasil e no mundo, afirma.

O filme, que retrata a resistência do povo Krahô no norte do Tocantins, é a segunda produção dos diretores em parceria com a comunidade indígena. Fabiana comenta ainda, que o longa é fruto de uma parceria de anos entre os diretores e os indígenas.

‘A Flor do Buriti’ também integra a mostra ‘Filmes para Adiar o Fim do Mundo’. “Nós escolhemos o filme para integrar a mostra com o objetivo de dar protagonismo à causa e à resistência indígena”, ressalta.

Sobre a Flor do Buriti
A FLOR DO BURITI  Fic | 124′ | 2023
Direção: João Salaviza + Renée Nader Messora

Sinopse:
Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sagrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.

Produtores: Ricardo Alves Jr. + Julia Alves + João Salaviza + Renée Nader Messora

Première internacional:
FESTIVAL DE CANNES – UN CERTAIN REGARD

Première nacional:
24º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Sobre o Fica
O Fica será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Por Lê Moraes

Serviço
24° Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)
Onde: Cidade de Goiás
Quando: 13 a 18 de junho de 2023
Filmes selecionados:   https://fica.go.gov.br/mostra-washington-novaes/ / https://fica.go.gov.br/mostra-do-cinema-goiano/ / https://fica.go.gov.br/mostra-becos-da-minha-terra/
Site: https://fica.go.gov.br/

Flor do Buriti’
A Flor do Buriti’, longa do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Lê Moraes

    Lê Moraes, é uma Profissional da área de Comunicação, Colunista Social, Assessora de Imprensa e GRS Marketing Digital. Hoje atua também como gestora de Sistema de Gestão de Qualidade SGQ em treinamento de profissionais, tendo respaldo em grandes empresas, usa seu tempo para gerar sucesso e faturamento aos seus clientes. Comanda a Coluna Social – Jet 7Goiás desde 2015, no Portal 7Minutos e administra sua vida pessoal em sua condição de filha, mãe e avó com toda esta essência e competência.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo