Notícias : Anápolis

Prefeitura Anápolis Trabalhando

Educação Fiscal é levada às escolas em forma de teatro

Mais de 40 alunos da Escola Municipal Dona Alexandrina assistiram à peça, que tratou dos mecanismos de poder e financiamento da máquina pública, ressaltando a importância do espírito de coletividade, com foco na cidadania.

Através de uma parceria entre as secretarias municipais da Fazenda, de Educação e de Cultura realizaram nesta semana a primeira ação da nova fase do Programa de Educação Fiscal.

A partir de agora, a temática alcança os estudantes da rede municipal, por meio da apresentação teatral Os Donos do Mundo, encenada pela Companhia Anapolina de Teatro.

O coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado de Goiás, José Humberto Corrêa de Miranda, da Secretaria Estadual da Fazenda compareceu ao evento e comentou que

“Anápolis tem feito um trabalho muito bom quando o assunto é Educação Fiscal, sendo exemplo para Goiás e também para o Brasil”.

Mais de 40 alunos da Escola Municipal Dona Alexandrina assistiram à peça, que tratou dos mecanismos de poder e financiamento da máquina pública, ressaltando a importância do espírito de coletividade, com foco na cidadania.

O evento contou com um convidado especial, o coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado de Goiás, José Humberto Corrêa de Miranda, da Secretaria Estadual da Fazenda.

“Anápolis tem feito um trabalho muito bom quando o assunto é Educação Fiscal, sendo exemplo para Goiás e também para o Brasil”, pontuou.

Iniciativa aprovada

Aline Rafaela, de 11 anos, aluna do 6º ano, achou interessante a temática e conta que a fez refletir sobre a corrupção,

“não só restrita ao governo, mas no cotidiano da sociedade”. Evelin Santos, da mesma série, também ressaltou a questão, com outra nuance, “culpamos muito o governo pela situação, precisamos olhar mais para nossas próprias ações”.

“As pequenas corrupções são tão graves quanto as grandes, pois quem pratica a primeira é capaz da segunda”, comentou Williany Cavalcante Costa, 11 anos, que acompanhou interessada a apresentação. Já o estudante Júlio César, lembrou de outro aspecto, a nota fiscal.

“No simples pedido da nota fiscal estamos praticando cidadania, é importante contribuir para a cidade. E aprender essas coisas com uma peça de teatro é mais fácil”, finalizou.

Consciência cidadã

Mobilizar a população sobre a importância do pagamento dos tributos é um dos papéis desempenhados pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Por isso, instituiu o Programa Contribuinte Legal – Lei Complementar 369/2017, no qual se desenvolve trabalho específico de Educação Fiscal, principalmente nas escolas, a fim de promover a consciência cidadã.

Os objetivos do Programa são a valorização do “bom pagador” – aquele cidadão que quita seus tributos em dia, à vista ou parcelado, colaborando para o bom funcionamento dos serviços públicos –, a promoção da educação fiscal e a Nota Anapolina, que fomenta a emissão de notas fiscais na cidade.

“O tributo não deve ser encarado como vilão, mas como um investimento para o bem comum”,

pontua o coordenador de Educação Fiscal da Semfaz, Márcio Correa César. Ele explica que, muitas vezes, erroneamente, a população encara como gratuitos os serviços públicos, quando na verdade existe um custo, que é coberto justamente por meio de impostos, tributos e taxas.

De acordo com o coordenador, manter-se em dia com os débitos municipais contribui diretamente para a manutenção da cidade, além de oferecer cuidados para mais de 36 mil crianças que frequentam as escolas municipais e mais de 50 unidades de saúde.


Programa de Educação Fiscal ganha peça de teatro. Portal Contexto
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo