Notícias : Anápolis

Prefeitura Anápolis Trabalhando

Saúde deve encerrar nos próximos dias o ciclo de vacinação de idosos

Para isso, está reforçando o chamamento àqueles que fizeram o cadastro para receber o imunizante, porém, não compareceram aos pontos de vacinação para tomar a primeira dose.

A secretaria municipal de Saúde espera encerrar, na próxima semana, o ciclo de vacinação de idosos. Para isso, está reforçando o chamamento àqueles que fizeram o cadastro para receber o imunizante, porém, não compareceram aos pontos de vacinação para tomar a primeira dose.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia, nesta quarta-feira, 05/05, o balanço da secretaria registra 3.007 idosos que não compareceram para tomar a vacina (1ª dose). E, conforme ressalta, essa situação não pode perdurar, porque a pasta precisa dar andamento às próximas fases da campanha, com a vacinação de grupos com comorbidades.

Em entrevista à Rádio Manchester, Mirlene Garcia observou que em alguns casos, a resistência está ligada à oferta da vacina AstraZeneca. A servidora afirma que a vacina é segura e os casos de reações são esporádicos, assim como há também casos de reações com as demais vacinas.

Neste caso específico da AstraZeneca, tem sido frequente a divulgação de fake News (notícias falsas) na internet, relacionada com o imunizante. Assim como, também, ocorreu com a Coronavac no início. Entretanto, todos as vacinas hoje ministradas no País estão liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

“O risco maior, neste momento, é a contaminação”,

pontua Mirlene Garcia, acrescentando que a secretaria está fazendo a busca ativa e entrando em contato com as pessoas cadastradas para receber a primeira dose da vacina para que o façam logo, pois logo essa etapa dedicada aos idosos será encerrada.

A diretora da Vigilância em Saúde informou que o Município já está encerrando a vacinação dos profissionais de saúde e trabalhadores de apoio, como os atendentes de drogarias e farmácias, por exemplo. Além disso, já está na reta final a imunização das forças de segurança e, nesta quarta-feira (05), serão vacinados os membros das Forças Armadas.

Comorbidades

A secretaria municipal de Saúde deve divulgar de forma detalhada como será executado o cronograma de vacinação do grupo, ou melhor, dos grupos de comorbidades. Em alguns casos, não haverá necessidade de cadastro.

Milrlene Garcia explicou que os doentes renais crônicos que são cadastrados para hemodiálise em Anápolis, não precisarão fazer o cadastro, porque já estão cadastrados no sistema. Da mesma forma, os diabéticos que fazem parte do programa municipal de atendimento. Agora, se a pessoa está em um desses dois grupos, mas recebe atendimento em outras localidades, aí sim será preciso o cadastro.

O grupo de comorbidade também vai incluir portadores de Síndrome de Down adultos; grávidas e mulheres que tiveram bebês recentemente e que possuem algum tipo de comorbidade.

Enfim, são vários os grupos e situações. Mas tudo isso será detalhado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Mirlene Garcia só chama atenção também ao fato de que o grupo de comorbidades para vacinação da Covid-19 não é o mesmo que está agora fazendo a vacinação contra a influenza.

“São situações diferentes”, alerta a servidora.

De Claudius Brito

A secretaria municipal de Saúde deve divulgar de forma detalhada como será executado o cronograma de vacinação do grupo, ou melhor, dos grupos de comorbidades. Em alguns casos, não haverá necessidade de cadastro. PContexto
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo