Notícias : Brasil

By Jovem Pan

Ministério Justiça manda à PF representação contra Lula por suposto ataque a Bolsonaro

Deputado federal Sanderson (PL-RS) afirma que ex-presidente pode ter cometido os crimes calúnia, injúria e incitação criminosa contra o atual mandatário do país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou à Polícia Federal (PF) uma representação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por supostamente ter cometido calúnia, injúria, incitação criminosa e apologia ao crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

O documento

é de autoria do deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, e cita declarações do petista feitas em duas oportunidades: em 2019, logo após Lula deixar a cadeia, e em abril de 2022.

 

Em agosto de 2019,

Lula disse, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), que o Brasil deveria seguir

“o exemplo do Chile, do povo da Bolívia” e “resistir”.

Em abril deste ano, o ex-presidente afirmou que

“não é possível que o país do tamanho do Brasil tenha o desprazer de ter no governo um miliciano responsável direto pela violência contra o povo pobre, responsáveis pela morte de Marielle, responsável pelo impeachment da Dilma, responsável por mentir a meu respeito”.

 

Na avaliação de Sanderson,

as declarações de Lula

“continuam tendo como principal objetivo a subversão da ordem pública, a incitação da violência, a promoção da insurreição popular e a difusão de ofensas e imputação de crimes contra o presidente”.

 

O caso

foi enviado à Polícia Federal no final do mês de abril. Na terça-feira, 7, a juíza substituta Ana Beatriz Brusco, do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília, enviou o caso a vara criminal.

Polícia Federal (PF)  enviou uma representação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por supostamente ter cometido calúnia, injúria, incitação criminosa e apologia ao crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).  BOLSONARO x LULA – MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO e ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Leia  um trecho da representação de Sanderson:
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo