Notícias : Goiás

Covid:

Prefeito goiano tem alta e, em seguida, vai ao enterro do pai

O prefeito de Aparecida de Goiânia, que estava internado com coronavírus, saiu do hospital e foi ao cortejo do pai, vítima da mesma doença

Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), Gustavo Mendanha (MDB), tem passado por dias difíceis. Nesta quinta-feira (8/4), ele recebeu alta hospitalar, após se curar da Covid-19, mas teve de enfrentar a despedida do pai, o ex-deputado estadual Léo Mendanha, que morreu nessa quarta-feira (7/4), vítima da mesma doença.

No início da noite desta quinta, o corpo de Liosmar Evaristo Mendanha, mais conhecido como Léo Mendanha, foi levado em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros, para a Cidade Administrativa, sede do Executivo municipal de Aparecida de Goiânia.

De lá, o cortejo seguiu para o cemitério, onde ocorreu o sepultamento, reservado aos familiares e amigos. O filho, Gustavo, acompanhou as cerimônias e homenagens.

Em razão dos protocolos sanitários e para evitar aglomerações, não houve velório e nem cumprimentos à família.

Léo Mendanha, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de março, morreu em decorrência de complicações da Covid-19.

Ele tinha 66 anos.

O ex-deputado estadual se contaminou em março junto com outros familiares. Em 9 de março, o filho, Gustavo Mendanha, anunciou que entraria em atividades remotas, pois dois de seus filhos testaram positivo para a Covid-19.

Ao todo, 10 familiares estavam com a doença (o número depois passou a ser 13). No dia anterior, Sônia Melo Mendanha, de 61 anos, mãe do prefeito, também foi confirmada com a doença.

No primeiro teste feito no ex-deputado, o resultado foi negativo. No entanto, uma tomografia constatou comprometimento de 25% de seu pulmão, além de outros sintomas da Covid. De início, os pais do prefeito ficaram em tratamento domiciliar. Dias depois, no entanto, Léo Mendanha foi hospitalizado. E o quadro se complicou.

Transferência
No dia 20 de março, o prefeito informou o agravamento do caso do pai. Ele precisou ser intubado no Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, para tratamento contra a Covid. Mas não houve a reação desejada pela equipe médica. No dia seguinte, precisou ser transferido às pressas para São Paulo.

“Em relação ao meu pai, que está intubado, a família e a equipe médica decidiram pela transferência, que ocorreu hoje (21/3), para o Hospital Albert Einstein, onde contará com suporte da ECMO [oxigenação por membrana extracorpórea], uma vez que 90% dos pulmões estão comprometidos”, disse Gustavo em uma rede social.

Desde a chegada a São Paulo, a evolução do quadro de saúde de Léo Mendanha não foi positiva o suficiente. O caso dele se assemelha ao do então prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), de quem era muito próximo politicamente e na vida pessoal. Ambos tiveram a doença, agravamento do quadro, foram transferidos para São Paulo e morreram na capital paulista.

Pesar
O próprio Gustavo Mendanha informou a morte do pai pelas redes sociais. “É difícil expressar o sentimento que está no meu peito. Perdi não só um pai, perdi não só um amigo, perdi o maior incentivador da minha vida. Meu pai era meu alicerce, era minha base, minha raiz, minha estrutura abaixo da envergadura que me tornei”, disse.

Outro que demonstrou pesar foi o governador Ronaldo Caiado (DEM). “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Léo Mendanha. Gracinha e eu reforçamos nossas orações para que Deus conforte os familiares, representados pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e dê forças nesse momento de dor. Contem com a gente. #Luto.”

O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador do estado Iris Rezende (MDB) também lamentou a perda.

“É com muito pesar que recebo a notícia da morte do ex-deputado e companheiro de partido Léo Mendanha. Vítima da Covid-19. Ele deixa uma história que é motivo de orgulho. Ao seu filho e meu amigo, Gustavo Mendanha, e a toda a família deixo minha solidariedade e orações. Que Deus esteja como vocês!”.

Daniel Vilela, ex-deputado federal e atual presidente estadual do MDB em Goiás, também usou as redes sociais para externar tristeza. “Goiás perdeu hoje um grande líder e eu perdi um verdadeiro pai que a política me deu: o amado Léo Mendanha, ex-deputado, mais uma vítima da Covid-19. Um dos homens mais íntegros e leais que conheci, que era um grande conselheiro meu”, destacou.

Alta hospitalar
Gustavo Mendanha recebeu alta médica na manhã desta quinta. Ele estava internado no Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, em tratamento contra a Covid-19 desde o dia 1º de abril.

Na terça-feira (6/4), o boletim médico do prefeito indicava que ele já não estava contaminado pelo coronavírus. Ele foi diagnosticado com a doença no dia 24 de março.

Durante o período de internação, Gustavo Mendanha fez um vídeo em suas redes sociais acalmando e agradecendo a seus seguidores e amigos. Na gravação, ele afirmou que os dias estavam difíceis, mas que estava se recuperando bem.

Em outro vídeo, no domingo de Páscoa, o prefeito de Aparecida de Goiânia disse que o momento enfrentado por ele era de aprendizado. Na ocasião, ele chegou a pedir oração para o restabelecimento do pai, que, infelizmente, não resistiu.

By Laura Braga

Link original da matéria:
https://www.metropoles.com/brasil/covid-prefeito-goiano-tem-alta-e-em-seguida-vai-ao-enterro-do-pai?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push  

No domingo de Páscoa, o prefeito de Aparecida de Goiânia disse que o momento enfrentado por ele era de aprendizado. Na ocasião, ele chegou a pedir oração para o restabelecimento do pai, que, infelizmente, não resistiu.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo