Ele chegou de surpresa ao STF.
Ida de Bolsonaro ao plenário do julgamento visa enfrentamento político com STF
Bolsonaro está na primeira fileira do plenário da Primeira Turma, entre os dois defensores.

🚨URGENTE – Bolsonaro diz que julgamento não é justo e questiona se Moraes vai continuar sendo tudo
“Ele é juiz, ele interroga, ele decide quem vai ser interrogado. Ele participa da delação premiada, ameaça, é tudo. É isento ou não é?” pic.twitter.com/aFBHy4G3dF
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) March 25, 2025
A decisão de Jair Bolsonaro de ir pessoalmente ao julgamento da denúncia contra ele e mais 33 acusados de tramar um golpe de estado para impedir a posse de Lula após a eleição de 2022 na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada de última hora, mas vinha sendo discutida ao longo dos últimos dias entre ele e seu advogados, Celso Vilardi e Paulo Amador Cunha Bueno.
Sem medo, nosso presidente Bolsonaro já está na primeira fileira acompanhando de perto o julgamento no STF.
Bravo, @jairbolsonaro! 👏 pic.twitter.com/4YiRc0khm3
— Tomé Abduch (@tome_abduch) March 25, 2025
Bolsonaro está na primeira fileira do plenário da Primeira Turma, entre os dois defensores.
Ele chegou de surpresa ao STF.
Sujeito macho, cara a cara
com seus algozes!Quem iria fugir?? pic.twitter.com/sxmTkiHEeT
— Arlete Caetana (@ArleteCaetana) March 25, 2025
Não havia dado nenhum aviso de que iria aos ministros ou ao cerimonial do tribunal.
Oficialmente, os advogados dizem que a ida do ex-presidente ao julgamento é uma forma de demonstrar indignação contra a denúncia de que ele é objeto.
Bolsonaro surpreende e vai ao STF no dia do julgamento de denúncia
O advogado Sebastião Coelho, do ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro na Presidência, Filipe Martins, diz ter sido impedido de acompanhar presencialmente o julgamento da denúncia da PGR, no STF.
🇧🇷📷Siga o… pic.twitter.com/nwjmGBER2B
— 🇧🇷 VLOGDOLISBOA (@VlogdoLisboa) March 25, 2025
Ele veio para que saibam que ele irá enfrentar essa injustiça de maneira corajosa e honrada, disse por mensagem Cunha Bueno.
Na prática, o que Bolsonaro quer é criar um fato político que gere algum constrangimento aos ministros que vão julgá-lo – além, é claro, de mobilizar seus apoiadores não só contra o Supremo mas também pela anistia aos réus do 8 de janeiro.
Sentado na primeira fileira do plenário, Bolsonaro terá como encarar diretamente os ministros. Poderá, ainda, dar declarações na saída da sessão, que inevitavelmente gerarão cortes que devem se multiplicar nas redes sociais.
E já começou a fazer isso.
– Declaração do Gabinete do Presidente Jair Bolsonaro
– A decisão de hoje de Alexandre de Moraes de negar o pedido do Presidente Jair Bolsonaro para comparecer à histórica posse do Presidente @realDonaldTrump é uma grave decepção — não apenas para o Presidente Bolsonaro, mas…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 16, 2025
Defesa de Bolsonaro cita Múcio e aponta contradições da denúncia da PGR em julgamento no STFhttps://t.co/Z2WvBbW6PO pic.twitter.com/caTwqRXRKB
— Gazeta do Povo (@gazetadopovo) March 25, 2025
Do plenário, o ex-presidente tuitou: “Brasil e Argentina no campo hoje às 21h no Monumental de Nuñez.
– Brasil e Argentina em campo hoje às 21h no Monumental de Núñez. Vamos torcer pelos nossos garotos voltarem com a vitória. Já no meu caso, o juiz apita contra antes mesmo do jogo começar… e ainda é o VAR, o bandeirinha, o técnico e o artilheiro do time adversário; tudo numa…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 25, 2025
Vamos torcer pelos nossos garotos voltarem com a vitória.
Já no meu caso o juiz apita antes mesmo do jogo começar … e ainda é o VAR, o bandeirinha, o técnico e o artilheiro do time adversário; tudo numa pessoa só.
Nos últimos dias, o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fizeram um périplo por lives, podcasts, rádios e TVs, para dar a sua versão dos fatos.
IMPECÁVEL! Sustentação oral completa do advogado de Bolsonaro no julgamento da denúncia contra o presidente. pic.twitter.com/ijD0B5z0iR
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) March 25, 2025
Ao último deles, o Inteligência Ltda, o ex-presidente levou uma lista de pontos em sua defesa, que leu no detalhe.
Foi junto com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disse que esta com Bolsonaro “até debaixo d’água”, e teve a participação online de Eduardo, diretamente dos Estados Unidos.
Nos bastidores, os advogados de defesa admitem esperar que a denúncia seja aceita pelos cinco ministros da Turma por unanimidade.
🚨URGENTE – Deputado Gustavo Gayer diz que os deputados foram impedidos de acompanhar o julgamento de Bolsonaro no STF!
“Os parlamentares foram impedidos de entrar no plenário para poder acompanhar a votação!” pic.twitter.com/b8E5zOsthp
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) March 25, 2025
E até aliados de Bolsonaro acreditam que a única esperança para escapar de uma condenação é conseguir reverter o clima político (que hoje não favorece nenhuma mudança de posição do STF) para tentar conseguir uma reversão das sentenças do Supremo.
Na manhã desta terça-feira (25), eu, juntamente com outros parlamentares do Partido Liberal fomos impedidos de entrar no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar, presencialmente, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/FfZBCsbjEE
— CoronelMeira (@coronel_meira) March 25, 2025
Nesse contexto, a pressão de Eduardo via Estados Unidos como o comparecimento de Bolsonaro ao julgamento tem a mesma finalidade – enfrentar o Supremo na única arena que ainda resta, a política.
O homem que lhe retiraram o passaporte para, segundo sustentam os carrascos, não fugir do Brasil, hoje estava lá sentado diante deles, sendo a alma mais leve daquele local. pic.twitter.com/Rq9gHh39oO
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 25, 2025
Se ao final do julgamento, a estratégia não der resultado, pelo menos o ex-presidente terá imagens e um discurso para reforçar a narrativa de que está sendo perseguido e alijado da disputa em 2026 por ser “muito viável”, como definiu Tarcísio de Freitas.
Podem ressuscitar Rui Barbosa que nem ele advogando para Bolsonaro o absolveria.
E é desta maneira porca aí que vão condenar pela 1ª vez um General 4 estrelas, vice na chapa de Bolsonaro em 2022!!!
Este lixo é o STF de Moraes, a PGR de Gonet, a PF de Andrei e Fábio Shor pic.twitter.com/WhVg6zQMCA
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 25, 2025
Não é uma estratégia nova para ex-presidentes acusados de crimes.
Mas pelo jeito Bolsonaro acredita que, como já funcionou antes, não custa tentar.
🚨URGENTE – Deputado Coronel Meira é impedido de entrar no julgamento de Bolsonaro
“Sou deputado! Tem que ter respeito nessa porra. Ou me respeita, ou me respeita” pic.twitter.com/XWa1vFFGNX
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) March 25, 2025
Por Malu Gaspar
Neste exato momento, no STF, ao lado do advogado de defesa e do advogado de Mauro Cid, aguardando julgamento. pic.twitter.com/JYGVC9ZcjN
— Michelle Bolsonaro eu apoio 🇧🇷🇧🇷 (@michellefcs3) March 25, 2025
💎Hoje, no dia do julgamento da denúncia do ex-presidente Bolsonaro, para decidir se formalmente será réu das acusações que lhe foram imputadas, gostaria de reiterar minha análise jurídica sobre a nulidade de tal julgamento perante alguns membros da 1ª turma do STF. pic.twitter.com/HORVG7eAsj
— Érica Gorga (@EricaGorga) March 25, 2025
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social