Notícias : Mundo

Amputado desde seus 17 anos,

Goiano realiza feito inédito ao chegar no Monte Everest

Mais conhecido como João Saci, goiano que teve a perna esquerda amputada, compartilha sua experiência na viagem realizada neste mês

A primeira pessoa sul-americana amputada a alcançar a base do acampamento do Monte Everest é de Goiás.

Com 38 anos,

João Carlos Rodovalho, mais conhecido como João Saci, fez história ao chegar ao ponto, que está a 5.364 metros acima do nível do mar.

Mais que isso, realizou um sonho que perdurava há mais de dois anos.

 

Amputado desde seus 17 anos,

em virtude de um câncer no joelho, João Saci ainda teve outros quatro diagnósticos de câncer e teve de retirar parte de um dos pulmões. No entanto, os obstáculos apenas o deixaram mais confiante, acumulando mais de 40 medalhas na natação nacional e se tornando competidor de crossfit adaptado.

 

Tudo isso fora

o grande feito de escalar a maior montanha do mundo, que ele mesmo garante que não será a última: “Subimos durante sete dias e chegamos até o acampamento. Foi algo incrível. A primeira de muitas outras que virão”, afirma João Saci, que retornou de viagem do Nepal, onde fica bola parte do Monte Everest, na última segunda (25).

 

ABOTEC
João é um dos 500 mil brasileiros amputados no Brasil, conforme dados estimados pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). A campanha Abril Laranja vem sendo realizada durante todo o mês para conscientizar as pessoas sobre a prevenção da amputação e também quebrar preconceitos relacionados às pessoas amputadas. O Abril Laranja é promovido pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), a terceira edição da campanha conta com diversas ações, como lives semanais e doações de próteses feitas pelas clínicas e empresas ortopédicas participantes.

A ABOTEC é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento técnico – científico da ortopedia técnica do Brasil. Fundada desde 1988, vem consolidando ao longo de sua trajetória sua posição de entidade representativa, fiscalizadora e regulamentadora da área de ortopedia técnica.

 

João Carlos Rodovalho, mais conhecido como João Saci, fez história ao chegar ao ponto, que está a 5.364 metros acima do nível do mar. (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo