VEÍCULOS E TECNOLOGIA

Em Munique, Continental revela seu carro-conceito para o futuro

“Como pareceria se combinássemos todas as melhores características de nossos produtos em um veículo?

Vazam fotos do ‘Purosangue’, o primeiro SUV híbrido da Ferrari
24 de junho de 2021
Aurora Safety Car: como um padre criou o carro mais feio da história
15 de setembro de 2021

Carro-conceito Ambienc3 da Continentali (Imagem: Continental/Divulgação)

E se nós, como um especialista em superfícies, criássemos um carro?”, pergunta a (até ontem) misteriosa página do carro-conceito Ambienc3 na página da Continental, tradicional empresa alemã de pneus e autopeças.

“Como pareceria se combinássemos todas as melhores características de nossos produtos em um veículo? Em outras palavras, se fôssemos permitidos fazer tudo que pudéssemos?”.

A resposta sobre o que seria esse carro-conceito veio no evento IAA Mobility, que começou hoje em Munique.

Aqui está ela:

Sim, é uma Kombi.

Mas é de propósito: a escolha do veículo clássico foi explicada como uma forma de representar a “tradição e o futuro”, lembrando os 150 anos da empresa.

O conceito mesmo está no interior do carro. A Continental criou uma modificação extensiva de forma a demonstrar, numa Kombi comum, o que é sua visão.

O futuro na Kombi

Dentro está o que importa: um interior feito com materiais orgânicos como bambu ou recicláveis, usando de impressão 3D e a tecnologia de superfícies.

Como a “staynu” usada nos bancos, que repele poeira e promete manter os assentos parecendo limpos e novos por um longo período.

Os materiais, segundo a empresa, são mais leves que um interior clássico e permitem a passagem de ar e vapor de água, causando um efeito de resfriamento natural.

“O espaço interno da Kombi traz, da forma mais discreta possível, várias conveniências modernas, como um sistema de som sem caixas, câmeras digitais para o motorista, carregador fotovoltaico no teto, controle inteligente de vídeos, assistente digital, rádio Bluetooth.”

A iluminação também tem várias configurações temáticas diferentes.

“Botões e chaves não são visíveis em lugar nenhum”. afirma a empresa. “Ainda que as funções na Ambienc3 sejam sempre intuitivas para usar, não há controles permanentes visíveis.

Tecnologia tímida é a chave aqui: no modo desligado, todas as funções nas superfícies são a princípio invisíveis.

Van hippie
A Ambienc3 é um conceito, e a plataforma arcaica é parte da demonstração.

No exterior, Kombis são mais ligadas, na memória afetiva, a hippies que feirantes, puxando uma ideia de amor à natureza – pense no personagem Fillmore, da animação Carros.

É improvável que um mod high tech e caro para Kombis esteja realmente nos planos da empresa.

Mas, apesar de ser, no final, uma grande brincadeira nostálgica, partes do conceito podem equipar o interior de carros no futuro, que já usam materiais da Continental em sua construção.

O “carro hippie” seria particularmente interessante em veículos totalmente autônomos, nos quais relaxar é uma prioridade.

Link original da matéria:
https://olhardigital.com.br/2021/09/07/carros-e-tecnologia/em-munique-continental-revela-seu-carro-conceito-para-o-futuro/?utm_campaign=notificacao&utm_source=notificacao

Interior da Ambienc3 (Imagem: Continental/Divulgação)

Controles da Ambienc3: tudo invisível (Imagem: Continental/Divulgação)

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.