Notícias : Ciência e Tecnologia

Torneio Nacional de Robótica – FIRA

Estudantes goianos classificados para torneio internacional de robótica são inspiração

Diz secretário de governo. No campeonato nacional, eles criaram um robô, em forma de veículo, que vira para os lados e carrega objetos.

Campeões do Torneio Nacional de Robótica – FIRA Brasil – e classificados para o torneio internacional FIRA RoboWorld Cup em 2022, cinco estudantes da Escola Canadense Maple Bear Goiânia foram recebidos, em dezembro, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, para um encontro oficial.

Ele fez questão de conhecer e cumprimentar Arthur Guissoni, Júlia Villefort, Marcelino Pedroso, Mateus Nery e Renzo Ribeiro, em companhia do professor e técnico Flamarion Moreira, pela conquista.

A equipe relatou como foi a experiência de programar e construir um robô ao secretário, que ouviu atento os relatos.

“Vocês já conhecem os caminhos, possuem as ideias e as pessoas precisam conhecer o que produziram para que sirva de inspiração”,

frisou ele, que tem o projeto de desenvolver a Escola do Futuro para atender as demandas voltadas à formação de profissionais técnicos com domínio de tecnologias inovadoras.

Participaram, ainda, da visita no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no último dia 21, a diretora geral da escola, Mônica Siqueira, os pais dos alunos vencedores e o deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania).

A diretora da escola explicou que a robótica é desenvolvida através do trabalho em equipe com o foco na resolução de problemas, sendo uma ferramenta importante para romper paradigmas.

“Quanto mais cedo a aprendizagem é introduzida, mais os alunos se desenvolvem nas áreas de tecnologia e inovação”.

O professor Flamarion destacou outro benefício da robótica, que é o desenvolvimento da habilidade de se tomar decisões, a autonomia e a confiança.

“Essa maturidade é um atributo importante para a vitória não só em torneios, como também em outras situações que os alunos futuramente irão vivenciar”, citou o professor.

No campeonato nacional, eles criaram um robô, em forma de veículo, que vira para os lados e carrega objetos.

A missão da equipe, agora, é disputar a etapa internacional do torneio, que acontecerá em agosto de 2022, em Dubai.

Os alunos vão representar o Brasil na categoria de 9 a 14 anos.

Serão os únicos representantes goianos na competição.

[caption id="attachment_108334" align="alignnone" width="1024"] Equipe campeã da Escola Canadense Maple Bear Goiânia em encontro com Secretário  Caroline Santana[/caption]
[caption id="attachment_108335" align="alignnone" width="1024"] Professor e técnico da equipe, Flamarion Moreira Caroline Santana[/caption] [caption id="attachment_108336" align="alignnone" width="1024"] Alunos em encontro com Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira. Caroline Santana[/caption] [caption id="attachment_108337" align="alignnone" width="1024"] Campeões do Torneio Nacional de Robótica – FIRA Brasil - e classificados para o torneio internacional FIRA RoboWorld Cup em 2022. Caroline Santana[/caption] [caption id="attachment_108338" align="alignnone" width="1024"] Estudantes goianos classificados para torneio internacional de robótica com diretora da escola, Mônica Siqueira, secretário da Sedi, Márcio César Pereira e o deputado estadual Virmondes Cruvinel. Caroline Santana[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo