Estilo : Comportamento

Dentro do possível

Farei o que Puder… Enquanto eu Puder

Todos certamente sentimos cada vez mais o processo de envelhecimento do corpo e ele acontece mais rapidamente do que imaginamos.

Recentemente, encontrei um conhecido, professor de Educação Física em nossa cidade, que me disse o seguinte: “Eu não sei quanto tempo terei para praticar esportes, nem como será minha saúde amanhã, mas eu farei o que puder, enquanto eu puder.”

Todos certamente sentimos cada vez mais o processo de envelhecimento do corpo e ele acontece mais rapidamente do que imaginamos. Você vai praticar determinado esporte e percebe que o corpo reage mais lenta e tardiamente. É como um motor que perdeu seu poder de aceleração. Entretanto, não dá para encerrar a carreira por causa da diminuição do ritmo. Dentro do possível, é preciso mesmo fazer o que se pode, enquanto for possível.

Um antigo livro judaico diz:

“Tudo que vier à sua mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.” Não é necessário (nem possível) fazer além das forças, mas também não precisamos fazer aquém…

A tentação de acomodar é gigantesca! O corpo se mostra preguiçoso e lento. As plataformas de streaming e as redes sociais atraem. O sofá fica mais macio e surge o grande risco da estagnação. Nestas horas é necessário vencer a tentação do conforto e da preguiça. Devemos fazer “o que pudermos, enquanto pudermos.”

O corpo tem limites

e impõe restrições. Parei de jogar futebol porque, ultimamente, eu tinha apenas duas alegrias em relação a esse esporte: primeira, entrar no campo e sentir a adrenalina de jogar; segunda, quando conseguia, sair do campo sem me machucar, sem distensão muscular. Mas chegou o momento em que a segunda alegria foi se tornando cada vez mais rara. Então parei! Uma boa caminhada não me dá a mesma adrenalina do campo, mas me renova e não corro risco maior de uma contusão.

Pronto.

Haverá um tempo em que terei de diminuir o tempo e a extensão da caminhada, mas tenho planos de fazer o que eu puder… enquanto eu puder.

É muito arriscado limitar o corpo antes da limitação que o próprio tempo vai impor. Não é saudável fazer menos do que é possível.

Talvez essa seja a grande diferença entre idosos saudáveis e não saudáveis. Alguns decidem mexer o esqueleto e mantêm o corpo e a mente ativos.

Portanto, faça o que puder enquanto puder

By: Samuel Vieira

Portanto, faça o que puder enquanto puder…
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo