NEGÓCIOS
Grupo Heineken anuncia investimento em ESG nas fábricas em São Paulo
O Grupo Heineken anunciou, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, um investimento de R$320 milhões em práticas de ESG nas fábricas da marca no estado.
A sigla significa environmental, social and governance (meio ambiente, social e governança em tradução livre) e tem como objetivo que as
empresas adequem os seus procedimentos nas fábricas para em uma agenda mais alinhada com os compromissos nessas áreas.
“Quando praticamos com transparência e alinhado ao propósito e aos
valores da companhia, as práticas do ESG reduzem potenciais riscos
operacionais e de imagem e aproximam mais a organização de seus
públicos, além de contribuírem para o fortalecimento da reputação de
forma genuína”,
explicou o vice-presidente de sustentabilidade e
assuntos corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem.
Ampliação
da energia renovável e aproveitamento de vidro
Grande parte dos investimentos anunciados pela empresa serão usados na
ampliação do uso de energia renovável nas caldeiras de biomassa nas
fábricas de Itu, Araraquara, Jacareí e Campos dos Jordão.
Outra preocupação
será na eficiência hídrica e também na circularidade
das embalagens de vidro que são negociadas com restaurantes, bares e
casas noturnas. Homem destaca alguns dos programas que a companhia já
colocou em funcionamento no Brasil e reforça que a marca quer uma
circularidade de 100% na embalagens de vidro utilizadas em
restaurantes até 2025 por meio de programas de logística reversa.
“Um dos exemplos é o programa Volte Sempre, ação que trabalhamos em
conjunto com parceiros e foi iniciada na cidade de São Paulo e teve a
segunda fase piloto realizada em Belo Horizonte, que estimula a
reciclagem de vidro com máquinas de tritura do material e geram
vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do
vidro. Outro projeto é o Programa S0+MA Vantagens, que une a
preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a
cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem
ser trocados por produtos essenciais de higiene e alimentação ou
cursos profissionalizantes”, diz.
O vice-presidente
também destacou que a empresa lançou um programa que
promete levar energia verde para bares de 19 cidades brasileiras, o
que fará com que os estabelecimentos economizem até 40% na conta de
luz.
Aumento da produção
Outra novidade que foi anunciada é a ampliação da produção na planta
de Araraquara. Homem afirmou que a empresa vai gerar até 400 empregos
na cidade durante as obras de expansão.
Além disso,
a versão sem álcool da Heineken também vai ganhar um
incremento na produção durante esse ano e o investimento da marca pode
fazer com que essa produção dobre de volume.
“Nossa versão zero álcool vem impulsionando este mercado desde o seu
lançamento, contribuindo para a adoção de um consumo mais equilibrado
da bebida por parte dos consumidores, frente que também é parte
importante das nossas metas e compromissos com o ESG”, encerrou.



