A volta por cima...
Daniel Silveira garante cadeira de titular na CCJ da Câmara
Entre outras atribuições, colegiado decide sobre a perda de mandato de parlamentares
O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) assegurou uma cadeira na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27.
Considerado
o mais importante da Casa, o colegiado tem entre suas atribuições debater e votar a perda de mandato de parlamentares.
Silveira
foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por críticas à Corte. Além disso, o STF estabeleceu a cassação do congressista. O cenário mudou depois de o presidente Jair Bolsonaro conceder um indulto a Silveira, perdoando os supostos crimes cometidos.
Após o movimento,
os presidentes Arthur Lira (Câmara) e Rodrigo Pacheco (Senado) passaram a defender a ideia de que o Congresso Nacional decida sobre a cassação do deputado. Conforme a Constituição, a perda de mandato de um deputado tem de passar pela CCJ quando o parlamentar sofre condenação criminal em sentença transitada em julgado — esgotamento de recursos.
No caso de Silveira,
ainda há a possibilidade de recurso. Caso a Câmara tenha de decidir sobre o assunto, Silveira pode votar no processo em que é alvo.
Daniel Silveira na CCJ
“Instalada na manhã de hoje, a CCJ começa os trabalhos referentes a 2022. Silveira já consta na lista oficial como integrante titular.”
Dessa forma,
ele terá prioridade em registrar presença e votos em relação aos membros suplentes. O novo presidente do colegiado é o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA).
By: Cristyan Costa
Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/politica/daniel-silveira-garante-cadeira-de-titular-na-ccj-da-camara/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification-feed
Daniel Silveira é eleito 1º vice-presidente da Comissão de Segurança na Câmara
https://youtu.be/kYOI2V71xic
O deputado federal Daniel Silveira caminha para o plenário da Câmara. No local, a Polícia Federal não pode entrar para colocar tornozeleira no parlamentar - 30/03/2022 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo[/caption]
