TRE-RS decide
Que uso da bandeira brasileira não é propaganda eleitoral
Decisão vêm depois de juíza afirmar que o símbolo se configuraria como propaganda ilegal durante a campanha para as eleições .
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu na sessão plenária da sexta-feira, 15, que o uso da bandeira do Brasil não será considerada como propaganda eleitoral.
A decisão
contraria a declaração da juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular do cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos, que disse que o símbolo se tornou a marca de “um lado da política” (o do bolsonarismo) no país e se configuraria como propaganda a partir do início da campanha eleitoral, em 16 de agosto.
Iiiihuuu🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/3sVSoRWaCI
— Li Almeida (@Li_Almeidaof) July 16, 2022
A declaração
foi feita durante uma reunião com representantes de partidos na semana passada, e reforçada em entrevista à Rádio Fronteira Missões. “Hoje a gente sabe que existe uma polarização. De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política”, declarou Ana Lúcia sem citar Bolsonaro.
Cena linda… é por essas pessoas que estamos na luta. A favor das famílias e de uma pátria forte! pic.twitter.com/eyZhiCq7tr
— Josimar Costa 🇧🇷✈️ (@JosimarCosta) July 16, 2022
A juíza
ainda destacou que bandeiras durante a campanha só poderiam ser usadas com mobilidade, seguradas por alguém e em determinados horários. “Se ela estiver fixada em determinados locais, a gente vai pedir pra retirar”, anunciou, lembrando que a propaganda eleitoral irregular pode gerar “multas pesadíssimas”.
Com a repercussão das falas, a vice-presidente do TRE-RS, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, submeteu a discussão ao pleno do órgão na noite da sexta-feira.
https://twitter.com/matinhosvou/status/1548348713315094529
Em seu voto,
Kubiak destacou que não há restrições específicas na legislação brasileira sobre o uso da bandeira nacional em período eleitoral e que a declaração da magistrada é produtor de interpretação própria.
BOLSONARO PRESIDENTE 22🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/Dzt722zcie
— Nixon Neves🇧🇷 (@NixonNeves1) July 15, 2022
A visão
foi seguida pelos demais integrantes, que decidiram, por maioria, que
“o uso dos símbolos nacionais não tem coloração governamental, ideológica ou partidária, sem prejuízo de que eventuais desrespeitos à legislação sejam objeto de análise e manifestação futuras da Justiça eleitoral”,
liberando o uso do símbolo nacional durante o período eleitoral.
https://twitter.com/BarbosCarllo/status/1548372567898988545
E agora 👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/u2XZkSIWvs
— Rejane Sakura💕 (@rejataveirah) July 17, 2022
— DOULOS (@NascidodeCima) July 17, 2022
BOM DIA TROPA!!!
Só pra ninguém esquecer que o povo brasileiro ama o Brasil 🇧🇷🇧🇷#ogiganteacordou pic.twitter.com/mlZkBGgnVa— Paulo (@Paulo47314970) July 15, 2022
Manifestantes participam de um protesto contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro na aveinda Paulista, em São Paulo - 20/10/2018 Nelson Almeida/AFP[/caption]
Amor pelo país....simples assim..[/caption]
[caption id="attachment_121817" align="alignnone" width="1024"]
Nas redes sociais a reação foi imediata.[/caption]



