Notícias : Brasil

empresários estariam financiando

Moraes determina bloqueio de contas de empresários suspeitos

De financiar atos antidemocráticos e manda PF tomar depoimentos

Ministro classifica de ‘ilícita’ manifestação no QG do Exército em Brasília e diz que pode configurar crime contra estado democrático

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Alexandre de Moraes determinou ao Banco Central o bloqueio das contas bancárias de 43 empresários e empresas suspeitos de financiarem atos antidemocráticos realizados na última semana.

 

Em sua decisão,

ele ainda mandou a Polícia Federal colher o depoimento dos alvos em um prazo de dez dias.

O ministro cita

que a manifestação realizada no Quartel-General do Exército em Brasília, com pedidos de intervenção militar, é “ilícita” e pode configurar crime contra o estado democrático.

 

“Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para presidente e vice-presidente da República, cujo resultado foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30/10/2022”, escreveu.

 

Prosseguiu o ministro:

“O deslocamento inautêntico e coordenado de caminhões para Brasília/DF, para ilícita reunião nos arredores do Quartel General do Exército, com fins de rompimento da ordem constitucional – inclusive com pedidos de ‘intervenção federal’, mediante interpretação absurda do art. 142 da Constituição Federal – pode configurar o crime de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal”.

Em sua decisão,

ele aponta que a Polícia Rodoviária Federal informou que

“empresários estariam financiando os atos antidemocráticos sob análise, com fornecimento de estrutura completa (refeições, banheiros, barracas, etc.) para a manutenção do abuso do direito de reunião, além do fornecimento de diversos caminhões para o reforço da manifestação criminosa”.

 

O GLOBO

mostrou na semana passada que a manifestação no QG do Exército em Brasília contava com estrutura de carros de som, banheiros químicos, tendas e fornecimento gratuito de alimentos como picanha e pão com linguiça aos manifestantes.

By: Mariana Muniz e Aguirre Talento — Brasília

Link original da matéria:
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2022/11/moraes-determina-bloqueio-de-contas-de-empresarios-suspeitos-de-financiar-atos-antidemocraticos-e-manda-pf-tomar-depoimentos.ghtml

[caption id="attachment_127888" align="alignnone" width="1024"] Bolsonaristas concentrados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília: chuva dispersou parte dos manifestantes. Foto: AFP[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo