Shoichiro Toyoda,
Que transformou a Toyota em montadora global, morre aos 97 anos
Ele também foi responsável por levar a Toyota, que havia começado a vida como fabricante de teares, a produzir veículos no exterior.

Shoichiro Toyoda, o presidente honorário da Toyota Motor Corp. que transformou a montadora japonesa em uma marca global líder, morreu de insuficiência cardíaca na terça-feira, informou a empresa. Ele tinha 97 anos.
Toyoda,
um descendente de terceira geração da família fundadora que herdou sua participação no negócio, é creditado por estabelecer uma cultura de controle de qualidade que ajudou a Toyota a evoluir para uma montadora líder mundial. Ele também foi responsável por levar a Toyota, que havia começado a vida como fabricante de teares, a produzir veículos no exterior.
Neto de Sakichi Toyoda,
que fundou o grupo Toyota, e filho de Kiichiro Toyoda, fundador da predecessora da Toyota, a Toyota Motor Co., Shoichiro Toyoda ingressou na empresa como membro do conselho com apenas 27 anos de idade.
Depois de servir como presidente da Toyota Motor Sales Co. sob o grupo Toyota, ele se tornou o primeiro presidente do que hoje é a Toyota Motor Corp., uma nova empresa formada após a fusão de suas empresas de manufatura e vendas em 1982. Ele ocupou o cargo até 1992, quando se tornou presidente.
A Toyoda impulsionou
a produção no exterior com base no crescimento econômico do Japão, com a Toyota, com sede na província de Aichi, estabelecendo uma joint venture com a General Motors Co. nos Estados Unidos em 1984.
Fábricas em Kentucky e Canadá
foram construídas em 1986, aumentando significativamente a capacidade de produção da empresa. Foi também na década de 1980 que a Toyota se expandiu ativamente para além do mercado norte-americano.
Atualmente, a gigante automobilística possui fábricas em todo o mundo, incluindo Europa, China e África.
Seguindo a tradição familiar
de lançar um novo negócio a cada geração, Toyoda concentrou seus esforços no negócio imobiliário. Seu avô Sakichi iniciou a fabricação de teares e seu pai Kiichiro a produção de automóveis.
O negócio iniciado por Toyoda, conhecido como Toyota Housing Corp.,
é agora uma unidade chave da Prime Life Technologies Corp., uma joint venture entre Toyota, Panasonic Holdings Corp e Mitsui & Co.
Ele desempenhou
um papel importante enquanto a Toyota tenta construir cidades de próxima geração que integram carros eletrificados com habitações.
Toyoda atuou como chefe da Federação Empresarial do Japão, o maior lobby empresarial do país, por quatro anos até 1998, lutando para revigorar uma economia japonesa estagnada e realizar reformas administrativas e financeiras.
Mesmo depois de deixar
o conselho em 2009, Toyoda continuou a exercer forte influência sobre a empresa, que hoje é uma das maiores montadoras do mundo. Toyoda era presidente honorário desde 1999.
Natural de Nagoya, ele contribuiu para o desenvolvimento da economia da cidade, atuando como presidente da organização que sediou a Exposição Mundial de 2005 na província de Aichi, no centro do Japão.
Ele também atuou como chefe da Kaiyo Academy, um internato masculino que ajudou a estabelecer em Gamagori, Aichi, que tem como modelo uma escola particular britânica.
Toyoda foi introduzido no Automotive Hall of Fame nos Estados Unidos em 2007.
A empresa planeja realizar uma reunião de despedida em uma data posterior, embora os detalhes não tenham sido decididos, disse.
Seu filho e atual presidente, Akio Toyoda, 66, anunciou no mês passado que promoverá Koji Sato, de 53 anos, chefe da operação da marca Lexus do grupo automobilístico, para sucedê-lo em abril, com Toyoda como presidente.
Fonte-Kyodo News
Link original da matéria:
https://rpjnews.com/shoichiro-toyoda-que-transformou-a-toyota-em-montadora-global-morre-aos-97-anos/

