Saude
Come e passa mal em seguida? Entenda o que é a intolerância alimentar
Diferente da alergia e da sensibilidade, a intolerância alimentar pode provocar sintomas em diferentes sistemas do organismo
Dores abdominais, fadiga, dores de cabeça recorrentes, acne, dores articulares e sintomas depressivos são alguns dos sinais que podem surgir de repente, sem sabermos a origem. Todos eles podem ter uma única explicação: a intolerância alimentar.
O que é intolerância alimentar?
A intolerância alimentar é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos, quando o corpo tem dificuldade ou é incapaz de absorver alguns nutrientes. “É importante esclarecer a diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade, pois a consequência pode ir de um simples sintoma a um risco de vida. A intolerância se trata de uma reação adversa, que envolve a digestão ou metabolismo, mas não envolve o sistema imunológico”, esclarece a especialista.
Já a alergia, por outro lado, envolve a resposta do sistema imunológico a algum componente, geralmente proteína. E a sensibilidade, por fim, é a resposta anormal que pode apresentar sintomas semelhantes aos da alergia.
Segundo a médica, a maior parte das respostas alimentares adversas são decorrentes de intolerância alimentar. Acredita-se que a prevalência da condição na população em geral seja de 5-20%, aponta Patrícia. No entanto, devido a dados insuficientes ou sub diagnosticados, a verdadeira prevalência permanece desconhecida.
A intolerância alimentar está associada a diversos sintomas inespecíficos, que envolvem o sistema digestório, articular, respiratório e dermatológico. Entre os sinais da condição estão:
- Tosse;
- Bronquite;
- Asma;
- Acidez;
- Úlceras e aftas na boca;
- Gastrite;
- Dores ou inchaço abdominal;
- Constipação;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Dor;
- Rigidez;
- Acne;
- Eczema;
- Psoríase;
- Erupção cutânea;
- Urticária;
- Comichão;
- Enxaqueca;
- Fadiga;
- Depressão;
- Retenção de líquidos.



