Novo Sistema Operacional? OpenKylin
China Lança Seu Primeiro Sistema Operacional Para Computadores
A novidade foi anunciada pela imprensa estatal e faz parte de um programa que visa tornar o país independente de tecnologias desenvolvidas nos Estados Unidos.

A China lançou o seu primeiro sistema operacional para computadores chamado OpenKylin.
Segundo o governo chinês, o software é baseado no Linux de código aberto e foi construído por uma comunidade de aproximadamente 4 mil desenvolvedores.
Além disso, o OpenKylin já está sendo usado em computadores do governo central, estatais, geradores de energia, plantas nucleares e outras empresas privadas de tecnologia que precisam de um sistema independente do ocidente.
A mídia estatal também celebrou o crescimento do mercado de sistemas operacionais da China, que atualmente vale 15,5 bilhões de yuans. Ou seja, esse é um mercado potencial que a Microsoft pode perder com a migração do Windows para o OpenKylin.
Apesar de estar presente em um número menor de computadores ligados ao governo, o MacOS da Apple também está sendo abandonado oficialmente.
Além do novo sistema operacional, empresas privadas chinesas estão trabalhando em alternativas para softwares de produtividade, como o pacote Office e até mesmo editores de vídeo.
A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, sendo que mais de cinco empresas desenvolvem essas alternativas.
Com isso, além de se tornar independente no segmento de semicondutores, a China também anseia ter um ecossistema próprio de softwares.