Javier Milei
Candidato Direitista Na Argentina é Alvo De Investigação Preliminar
Ex-aliado, empresário acusa coalizão do ultraliberal Javier Milei de vender candidaturas; deputado federal, que disputará a Presidência em outubro, nega

A Justiça Eleitoral argentina abriu nesta quinta-feira (6) uma investigação preliminar contra Javier Milei (foto), deputado federal ultraliberal e candidato à Presidência nas eleições marcadas para outubro no país, informa a Folha.
Ex-aliados acusam a coalizão de Milei, a Liberdade Avança, de vender candidaturas. O empresário Juan Carlos Blumberg, ex-integrante da aliança, acusou o grupo de fazer da política “um negócio” e de pedir até US$ 50 mil para que ele se candidatasse a vereador. O deputado nega.
A investigação preliminar vai apurar se há indícios de conduta criminosa. Em caso afirmativo, diz o jornal argentino La Nación, a Justiça Eleitoral vai decidir sobre a responsabilidade dos acusados e a legitimidade das candidaturas nacionais envolvidas, incluindo a de Milei.
As pesquisas mais recentes mostram uma disputa acirrada entre a aliança da oposição, Juntos por el Cambio, que definirá seu candidato à Presidência nas primárias de agosto, e a do governo peronista, cujo nome na disputa será o ministro da Economia, Sergio Massa. A coalizão de Milei vem em terceiro, mais de dez pontos atrás dos líderes.