Saneago!
Há 62 Dias Sem Chuvas, Reservatórios Que Abastecem Anápolis Chegam a Nível De Atenção.
Embora pouco abaixo do que o estágio “normal”, classificado pela Saneago, índices ainda são mais altos do que em 2022.
O número de dias sem cair chuva do céu de Anápolis já chega em 62. Em meio ao período de estiagem, os reservatórios de água que abastecem a cidade estão em 809 litros por segundo (l/s), segundo a última vazão calculada Saneago nesta quinta-feira (17). O último registro de chuva foi em 16 de junho, em um episódio isolado, já que o período caminhava para a seca.
Em maio desse ano, antes de entrar na estiagem, as reservas estavam em 3.500 mil l/s, o que significa uma redução de aproximadamente 78% em três meses. O número atual é maior do que na mesma data e horário de 2022, quando os índices marcavam 583,7 l/s.
A Saneago divide o volume de água em três estágios, sendo o normal de 890 l/s acima, nível de atenção 430 l/s, crítico 316 l/s e altamente crítico 220 l/s. O último levantamento mostra que Anápolis está pouco abaixo da normalidade, mas já dentro do nível de atenção.
Conforme a base de dados da empresa de saneamento, o atual reservatório com maior volume é o Fabril/Santa Maria de Nazareth, com 98,36% da capacidade. O Leste Lourdes/Tesouro também não está muito atrás, com 89,41%.
Já o reservatório que abastece a região Norte, como parte da Jaiara, Recanto do Sol e adjacentes, está em terceiro lugar de preenchimento, sendo 85,75%. Os únicos tanques abaixo de 80% são o Jaiara Sul/Progresso (78%) e Vivian/Munir Daia (71,91%).



