Confira Já As Fotos:
Chuva Forte Causa Estragos Em Cidades Do RS; Previsão é De Ciclone Extratropical.
Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.
A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul, com direito a granizo e ventos fortes, causou estragos em boa parte do estado. Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.
No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. A vigência é até às 10h desta segunda-feira e atinge quase todo o estado.
Segundo a Climatempo Meteorologia, à medida que um sistema de baixa pressão se desloca em direção ao oceano, ganha intensidade e vai se transformar em um ciclone extratropical. Esse sistema deve reforçar a ocorrência de chuvas no estado.
Em caso de emergência, as pessoas devem acionar os órgãos de segurança pelos telefones 190 e 193.
Em Porto Alegre, desde a madrugada há pontos de alagamento por conta da chuva. Na Avenida Sertório, a água cobriu toda a rua.
Em Santo Cristo, na Região Noroeste do estado, a tempestade danificou pelo menos cinco casas e galpões. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, a chuva durou cerca de cinco minutos, e as pedras de granizo deixaram telhados esburacados. Em Coqueiros do Sul, na mesma região, um galpão que funcionava como mercenaria foi destelhado pelos ventos fortes e chuva. Não houve registro de feridos.
Em Cruz Alta, também no Noroeste, choveu 51 milímetros nesta segunda-feira, o que causou alagamentos. Pelo menos cinco casas ficaram alagadas e outras duas foram destelhadas. Famílias da cidade receberam lonas do Corpo de Bombeiros.
Em Cachoeira do Sul, na Região Central do RS, uma casa foi atingida por um raio e ficou parcialmente danificada. A Defesa Civil prestou socorro ao morador, que não ficou ferido.
No Norte do RS, Passo Fundo, Sarandi e Lajeado do Bugre tiveram mais de 80 residências com o telhado atingido pela tempestade com granizo, segundo a Defesa Civil. Houve mais de 10 pontos de alagamento em Passo Fundo.
Também no Norte do estado, Ibiraiaras teve uma casa totalmente destruída após a queda de uma árvore durante a chuva. Quatro pessoas ficaram desalojadas.
Na Serra do RS, Caxias do Sul e Bento Gonçalves registraram alagamentos e queda de árvores por conta da chuva. Em Nova Bassano, na mesma região, pelo menos duas pessoas ficaram ilhadas devido ao aumento do nível do rio. Já em São Jorge, também na Serra, há registro de alagamentos em toda cidade, com cerca de 40 pessoas desalojadas.
Previsão de chuva forte
O início da semana traz alerta para Porto Alegre, com previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias, conforme a Climatempo Meteorologia.
- O volume previsto para segunda e terça (5) é de 150mm a 180mm
- A média do mês de setembro é de 148mm
- Somente na segunda, a previsão é de chover 100mm, o que representa 67% da média do mês
Na faixa centro-sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades (temporais/chuva volumosa). Importante destaque, na parte extremo oeste, a condição será de muita nebulosidade e tempestades de fraca a moderada.
Na metade sul do estado, o tempo será chuvoso. E para a metade norte, há alerta de tempestades intensas.
Para o Noroeste, Centro e Leste do estado, também chove bastante, entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia pontualmente, de acordo com a Defesa Civil estadual, que também alerta para descargas elétricas, queda de granizo, vento forte e alagamentos.
Tendência
Na terça, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul. Há condição de sol entre algumas nuvens e sem chuva em boa parte do estado. Na faixa norte/nordeste podem ocorrer chuva fraca na durante a madrugada e manhã. À tarde o tempo volta a ficar firme. Há previsão de geada na faixa sudoeste do estado.
Na quarta (6), a presença de um cavado meteorológico espalha nuvens carregadas na Fronteira Oeste, Região Central, Norte, Litoral Norte e Região Metropolitama de Porto Alegre. Há condições para pancadas de chuva e trovoadas, além de ventanias moderadas.
Na Campanha, Litoral Sul e no extremo Sul do estado, o tempo fica firme e as temperaturas caem, podendo gear na região de Bagé.