Com casa cheia,
ALEGO é palco de comemoração dos 30 anos da LOAS
O encontro contou com boa parte das principais autoridades do setor e gestores da política de assistência social de vários municípios goianos.

A Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa de Goiás – ALEGO, presidida pela deputada estadual, Vivian Naves, promoveu uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (30), que contou com ampla participação de autoridades e técnicos do estado em comemoração aos 30 anos da Lei Federal nº 8.742/1993, a Lei Orgânica de Assistência Social – Loas.
O encontro contou com boa parte das principais autoridades do setor e gestores da política de assistência social de vários municípios goianos.
O debate teve como tema:
“A importância da LOAS na proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade social e os desafios para os próximos 30 anos”, fazendo referência a estratégias para o futuro.
Vivian reforçou a LOAS como um marco legal da proteção social através da garantia de direitos às famílias em situação de risco e em vulnerabilidade socioeconômica.
A troca de experiências durante o evento foi ressaltada pela deputada e presidente da Comissão de Assistência Social, que reforçou a importância de regulamentar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS,, norteado pela LOAS.
Falar sobre seus avanços e conquistas é primordial para continuarmos fortalecendo a Política da Assistência Social em Goiás.
A discussão que estamos promovendo abre uma oportunidade importante para a construção de diálogos da sociedade civil e governos, tendo como ponto de partida as demandas sociais, ressaltou, em discurso.
Para Vivian, o evento foi uma ótima oportunidade de reforçar os laços entre os responsáveis por fazer a rede funcionar nas cidades.
Assistência social não é favor, mas sim política que visa garantir todos os direitos socioassistenciais do nosso povo.
No Estado de Goiás zelamos pelo cumprimento da LOAS, bem como pelo funcionamento pleno do Sistema Único de Assistência Social, reiterou.
A deputada detalhou que a Comissão que preside tem buscado mapear e diagnosticar as realidades dos municípios para então identificar as demandas e contribuir para a solução das necessidades.
As crianças precisam de proteção integral, as mulheres precisam de igualdade,
os jovens precisam de oportunidade e os idosos de respeito!
Temos muito trabalho ainda a ser feito, mas uma vontade imensa de transformar a realidade, acrescentou.
O evento contou com duas palestras magnas, sendo uma sob o comando do superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDs, Marcello Roda, e outra com a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Heloísa Alves, se transformando depois em um grande debate e ponto de reflexão entre todos os vários presentes.
Participaram ainda da mesa de trabalhos, a assistente social, Hélida Carla Alves; a secretária de Integração de Anápolis, Eerizania Éneias de Freitas; o ex-prefeito de Itumbiara e atual secretário de Assistência Social da Alego, José Antônio da Silva; e a secretária de Desenvolvimento Social e Humano de Goiânia, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa.

