Notícias : MundoViagem

347 quilômetros de cavernas

Descoberta a maior caverna subaquática do mundo

Depois de 10 meses de exploração intensiva, cientistas no México descobriram o maior sistema de cavernas inundadas do mundo.

Segundo o sciencealert, ‘abrangendo incríveis 347 quilômetros de cavernas subterrâneas, este labirinto submerso e ramificado não é apenas um espetáculo natural.

 

Da mesma forma, é uma importante descoberta arqueológica que pode revelar segredos perdidos da antiga civilização maia.

Descoberta a maior caverna subaquática do mundo.

Caverna submarina ou sítio arqueológico?

“A princípio, esta imensa caverna representa o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo”. Assim explicou o arqueólogo Guillermo de Anda, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

“Ela tem mais de uma centena de contextos arqueológicos, entre os quais estão evidências dos primeiros colonizadores da América. E além disso, há a fauna extinta e, claro, a cultura maia”.

Conexão descoberta em 2018
A conexão entre os dois sistemas de cavernas foi descoberta em 2018 perto da cidade de Tulum, na Península de Yucatán, no México.

Segundo a National Geographic, ‘o Grupo de Exploração Subaquática do Grande Projeto Aquífero Maia (GAM) encontrou uma conexão entre dois dos mais extensos sistemas de cavernas inundadas da Terra – Sac Actun e Dos Ojos, ambos na Península de Yucatán, no México – agora formando a maior caverna inundada conhecida, com um comprimento com 347 km.’

O www.smithsonianmag.com informa que ‘em 2014, mergulhadores encontraram o esqueleto humano mais antigo descoberto no Novo Mundo enquanto exploravam um dos segmentos desta caverna submersa, Sac Actun.

Antes de mais nada, só por este achado a caverna já poderia entrar para a galeria da fama. Trata-se do esqueleto humano mais antigo, completo e geneticamente intacto do Novo Mundo.

Seus ossos, de acordo com uma pesquisa publicada na Science, são a chave para uma questão que há muito atormenta os cientistas: Afinal, quem foram os primeiros americanos?

Desse modo, fica evidente a importância desta nova disciplina, a arqueologia submarina. Entre outros, foi graças a ela que aconteceu a descoberta da primeira caverna da Idade da Pedra, assim como o Palácio de Cleópatra, ou até mesmo um navio da frota de Vasco da Gama.

Ainda segundo o www.smithsonianmag.com,

Para os antigos maias, certas cavernas eram

consideradas locais sagrados de peregrinação onde os

sacerdotes podiam se comunicar com os deuses.

Tesouro da Biodiversidade
A National Geographic destaca que ‘Outra característica que torna este achado valioso é que ele suporta uma grande biodiversidade que depende deste enorme sistema e representa uma extensa reserva de água doce que deu vida a esta região da Península de Yucatán desde tempos imemoriais.’

A próxima fase deste ambicioso projeto, diz a NG, inclui uma análise da qualidade da água do Sistema Sac Actun, bem como um estudo da sua biodiversidade e da sua conservação, além de dar continuidade à cartografia e registro detalhado de contextos arqueológicos submersos.

Por João Lara Mesquita

Link original da matéria:
https://marsemfim.com.br/descoberta-a-maior-caverna-subaquatica-do-mundo/#google_vignette

Cranio-achado-na-maior-caverna-submarina-do-mundo18.21.07-copiar
A-maior-caverna-subaquatica-do-mundo
A-maior-caverna-subaquatica-do-mundo

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo