Produtos de Origem Animal
Sanidade animal foi tema em evento para gestores municipais
“Aí vocês têm uma ideia do que representa a produção de proteína, a necessidade e a importância de manter a sanidade animal no Brasil, não só no Rio Grande do Sul.”
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, foi palestrante no painel Aspectos Sanitários Relacionados a Produtos de Origem Animal do 3° Fórum de Gestores Municipais do Agro, promovido pela Famurs durante a Expodireto Cotrijal.
Além de Kerber, também realizaram apresentações no painel o fiscal estadual agropecuário e chefe do DIPOA, Endrigo Pradel, e a diretora do departamento de suportes e normas do Mapa, Judi da Nóbrega.
Eles explicaram o funcionamento dos níveis de inspeção de produtos de origem animal e a importância de adesão ao Sisbi.
Já Kerber destacou o trabalho realizado pelo Fundo em prol do sistema de defesa sanitária animal do estado e enumerou as atividades promovidas pelo fundo ao longo dos anos de atuação.
Entre elas o desenvolvimento, através de convênio com a Universidade Federal de Santa Maria, da Plataforma de Defesa Sanitária Animal do RS, a PDSA.
Kerber também destacou o protagonismo do Programa Sentinela, que atua em regiões de fronteira e vem sendo exemplo para outras unidades da federação.
O Fundesa se sente gratificado em ter contribuído, ser parceiro do Estado do Rio Grande do Sul na construção do programa Sentinela,
que é um programa que tem sido referência a nível nacional e todos os mecanismos que são utilizados têm nosso apoio incondicional, destacou.
Conforme o dirigente, o Rio Grande do Sul exporta cerca de 750 mil toneladas de carne de frango, quase 300 mil toneladas de carne suína e 50 mil toneladas de carne de bovina por ano.
Aí vocês têm uma ideia do que representa a produção de proteína, a necessidade e a importância de manter a sanidade animal no Brasil, não só no Rio Grande do Sul.
China
O presidente do Fundesa revelou ainda que uma missão chinesa esteve no Rio Grande do Sul nos primeiros dias desta semana, conhecendo o sistema de sanidade animal, visitando plantas frigoríficas e dialogando com o serviço veterinário oficial.
Outros palestrantes do Painel
O representante da Seapi, Endrigo Pradel, trouxe informações que estão em debate sobre a reestruturação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), que tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Pradel ainda apresentou os dados da adesão do sistema, que conta até o momento com 204 municípios, sendo 120 municípios com pelo menos um estabelecimento credenciado e ativo e 294 estabelecimentos credenciados aptos a comercialização intermunicipal.
A diretora Judi Maria falou sobre o processo do Suasa/Sisbi Porto Alegre. Destacou que esse processo de restruturação, em âmbito do governo federal, visa ampliar a adesão dos municípios ao devido sistema e que, consequentemente, viabilizará a comercialização em todo o território nacional de produtos inspecionados com o SIM, aderidos ao Sisbi.
Link original da matéria:
https://suisite.com.br/sanidade-animal-foi-tema-em-evento-para-gestores-municipais/?utm_source=wh&utm_medium=whats&utm_campaign=news