Na Praça Dom Emanoel
Projeto foca na luta contra o preconceito por meio da doação de sangue
A iniciativa conta com ações artisticas e de lazer que valorizam a diversidade cultural e religiosa
O ato de salvar vidas não enxerga diferenças de religião, cor ou sexualidade, mas sim a vontade de cada pessoa de doar um pouco de si.
O projeto “Sangue Bom sem preconceito” convida a toda a população para a campanha de doação de sangue para o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), uma instituição do Governo de Goiás.
A ação será realizada neste sábado (3), a partir das 8 horas, na Praça Dom Emanoel, no Bairro Jundiaí. A iniciativa é do Terreiro de Umbanda Pai Mateus de Angola, com o apoio da Associação de Mães e Pais de Santo de Anápolis.
Os interessados podem ir à Praça Dom Emanoel, com o primeiro doador marcado para as 8 horas e o último a ser realizado antes das 16 horas.
Uma das colaborações que os realizadores pedem é o envio prévio do nome através do contato ao final da matéria.
A organizadora Carmen Silva, Mãe Carmen, explica que este contato prévio ajudará a preencher uma lista de interessados que é um requisito para que o ônibus do Hemocentro venha até Anápolis.
Porém não há empecilhos para quem for na data e no local da doação.
O nosso objetivo é mostrar à sociedade que o preconceito religioso, racial, de gênero e outros, se revela sem fundamento diante de uma situação emergencial como é a necessidade de transfusão
de sangue, destaca Carmen.Junto aos procedimentos da doação de sangue, estão programadas apresentações culturais e atividades de lazer que serão feitas no local.
Carmen aponta que mesmo sendo alvo do preconceito religioso, a ideia é salvar vidas com a doação de sangue e de medula óssea.
Estas doações podem vir de todos e ajudar a todos, socorrendo inclusive aqueles que se partidarizam de forma sectária contra a fé e a identidade alheia, aponta a Organizadora.
Cuidados
Ao menos três horas antes da doação o ideal é evitar alimentos gordurosos, sempre refeições leves.
Quanto à ingestão de bebidas alcoólicas, é necessário que se faça a abstinência 12 horas antes de doar e quanto ao fumo o intervalo deve ser de 2 horas.
Ao fazer o cadastro na triagem antes da doação é importante relatar as doenças que estiver tratando e não omitir os dados solicitados.
Um momento de solidariedade, união e alegria para salvar cada vez mais vidas, enfatiza Carmen.
O envio dos nomes e mais informações poderão ser feitas pelo contato:
(62) 98286-7586 (Carmen Silva Waldemar Pinto – Mãe Carmen)
Serviço
Ação: Sangue Bom sem preconceito – Doação de Sangue
Horário: A partir das 8 horas
Data: 03/08/24
Local: Praça Dom Emanuel – Av. Santos Dummont com Av. São Francisco, Bairro Jundiaí
Por: Luiz Eduardo