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Investimentos saudáveis

Iniciativas sociais impulsionam saúde, inclusão e empreendedorismo em todo o país

Só em 2024, o Instituto Sabin destinou R$ 4,5 milhões a ações sociais e impactou mais de 960 mil pessoas em todo o país.

O volume de investimento social corporativo (ISC) no Brasil somou R$ 4,41 bilhões em 2023, segundo o mais recente relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC).

O valor representa um crescimento real de 4,7% em relação a 2022, após dois anos de queda.

O aumento reflete o fortalecimento de práticas mais estruturadas e estratégicas por parte de empresas e organizações da sociedade civil.

Nesse cenário, o Instituto Sabin, responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin, se destaca como uma das experiências consolidadas do setor.

A instituição, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), desenvolve ações em 14 estados e no Distrito Federal, com foco em saúde, inclusão e fortalecimento de ecossistemas de impacto.

Em 2024, a instituição registrou mais de 960 mil pessoas impactadas, sendo 236 mil diretamente e 723 mil indiretamente – que são aquelas pessoas beneficiadas por organizações e empreendedores que foram capacitados pelo Instituto.

Foram R$ 4,5 milhões investidos em ações que incluem desde exames laboratoriais gratuitos até programas de aceleração de empreendedores sociais e mutirões de saúde em comunidades de baixa renda.

No total, 67 projetos e programas foram executados com o apoio de 98 parcerias estratégicas. Os dados são do Relatório de Atividades 2024, do Instituto, lançado em março deste ano.

Para Gabriel Cardoso,

gerente-executivo do Instituto Sabin, 2024 foi um ano de maturidade e inovação.

Conseguimos qualificar nossa atuação, melhorando os resultados sociais mesmo diante dos desafios, graças à paixão

do nosso time, de nossos voluntários e a qualidade dos parceiros que temos ao nosso lado, afirma. 

Com 20 anos de atuação, o Instituto Sabin segue focado em três eixos estratégicos: promoção da saúde e bem-estar, fortalecimento de ecossistemas de impacto e filantropia engajada.

A instituição estrutura sua atuação com base na Teoria de Mudança, combinando gestão orientada por dados, alianças estratégicas e escuta ativa de comunidades.

A campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama, mobilizou centenas de voluntários e distribuiu exames e consultas gratuitas a mulheres em diferentes regiões.

Outros destaques incluem o Ciclo de Cuidado, que oferece exames e teleconsultas a pacientes em acompanhamento contínuo; o programa Embaixadores da Saúde, voltado à formação de lideranças comunitárias em temas como saúde preventiva e acesso ao SUS; o Mutirão Viva com Orgulho, que atendeu a população LGBTQIA+ com exames gratuitos durante o mês do orgulho; e mutirões de saúde voltados à população idosa e indígena.

O Instituto Sabin também atua como articulador em redes nacionais.

Entre essas parcerias estão a Coalizão pelo Impacto — que fomenta ecossistemas de negócios de impacto em cidades como Brasília, Belém e Campinas —, a Plataforma Sitawi de empréstimos coletivos para empreendedores de impacto, e o Fundo Positivo, que apoia organizações da sociedade civil que trabalham com temas como HIV/Aids e diversidade.

No campo da informação e diagnóstico, o Instituto é parceiro do Mapa Autismo Brasil, que ampliou a coleta de dados sobre pessoas com autismo em nível nacional.

Na frente de fortalecimento institucional de OSCs, o instituto apoia o programa Saúde+, com capacitações em gestão e inovação, além da Plataforma Conjunta, que dissemina conhecimento, ferramentas, práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das organizações.

Esse conjunto de ações acompanha uma tendência crescente no país: o uso de dados e alianças intersetoriais como estratégias para tornar o investimento social mais eficiente e conectado às demandas reais da população.

O próprio relatório BISC aponta que a produção e uso de dados qualificados se tornou essencial para o monitoramento e o alinhamento das ações sociais às agendas corporativas e à formulação de políticas públicas.

Seguimos com a convicção de que estamos preparados para contribuir com os desafios socioambientais brasileiros.

Mantemos o olhar no futuro, conscientes de que o impacto social duradouro nasce da combinação entre visão estratégica,

paixão pelo propósito e a força de pessoas e organizações incríveis que não só acreditam em um mundo melhor,

mas trabalham com entrega e dedicação para construí-lo, finaliza Gabriel Cardoso.

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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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