Notícias : Mundo» Notícias

Foi um recado bem desagradável !!!

O que ministros do Supremo ouviram dos banqueiros em reunião tensa sobre crise com Trump

Jorge Messias, ministro chefe da AGU, também foi.

Bastante preocupados com as sanções impostas por Donald Trump.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin tiveram uma reunião longa e tensa com um grupo de banqueiros sobre o alcance da lei Magnitsky e as sanções impostas por Donald Trump ao Brasil.

Além de André Esteves, do BTG, estavam também os representantes do Itaú, José Vita, e do Santander, Alessandro Tomao, e ainda o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, que hoje dirige a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).

Jorge Messias, ministro chefe da AGU, também foi.

Moraes, Mendes e Zanin queriam entender não só como funcionam as sanções da Lei Magnitsky mas também saber até onde os banqueiros achavam que Trump poderia em sua escalada contra o Brasil – e quanto tempo essa ofensiva ainda iria durar.

Em uma atmosfera descrita por um dos participantes como cordial, mas tensa, dada a preocupação dos ministros, os banqueiros fizeram uma detalhada exposição sobre o impacto da Magnitsky e ficaram sabendo, por exemplo, que até para autorizar os pix de seus clientes os bancos fazem uma varredura automática via sistemas para checar se o cliente é ou não alvo da lei.

Isso significa que, mesmo que quisessem, os bancos não poderiam driblar os bloqueios.

No momento, as sanções sobre Moraes não chegam a tal ponto.

Atingem transações com dólar mas não impedem seus alvos de utilizar o sistema financeiro e nem as instituições ligadas ao sistema Swfit, que executa transferências internacionais.

Nas palavras de um dos representantes dos bancos, no momento a situação ainda é “corrigível”, mas não é improvável que a mulher de Moraes, a advogada Viviane Barci, também seja atingida em algum momento pela Magnitsky.

Quanto aos outros ministros, a avaliação dos banqueiros foi de que são menos prováveis, com base no que ouvem dos pares nos Estados Unidos.

Mas ninguém a esta altura arrisca prever o que Trump vai fazer.

Na opinião deles, ainda haverá tensão por alguns meses.

Estavam certos.

Nos dias seguintes, integrantes do governo americano voltaram a fazer postagens ameaçadoras sobre o Supremo.

Darren Beattie, subsecretário de Donald Trump, postou que Moraes foi alvo das sanções Magnitsky por ser

o principal arquiteto da censura e perseguição contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e afirma que o governo americano segue monitorando a situação de perto.

No final de semana,

ainda, o número dois do Departamento de Estado americano, Christopher Landau, disse que um único juiz do Supremo Tribunal Federal usurpou o poder no Brasil.

Não citou o nome de Moraes, mas não precisava.

Depois da reunião com os banqueiros, Moraes e Maia, receberam um grupo liderado pelo presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para negociar um acordo para encerrar a crise provocada no Congresso pela prisão de Bolsonaro e a implantação da tornozeleira eletrônica no senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Nesse segundo encontro estavam também o presidente do Supremo, Luis Roberto Barroso, e Edson Fachin, que assumirá a presidência em setembro.

Toda essa movimentação mostra que o quanto o Supremo está incomodado e preocupado com a ofensiva de Trump e seus efeitos no Brasil.

Mesmo que em público façam ironias e procurem não passar recibo.

Por Malu Gaspar

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social 

Donald Trump (esquerda), Alexandre de Moraes (centro) e Marco Rubio (direita) — Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP (esquerda e direita) e Brenno Carvalho/Agência O Globo
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo