Estilo : Saúde

“é melhor prevenir do que remediar”

Varizes têm de ser encaradas além da questão estética

Veias dilatadas das pernas são fator de risco para trombose, embolia pulmonar e até a morte

Um dos terrores das mulheres quando o assunto é beleza, as varizes têm sido tratadas prioritariamente por conta da questão estética e só são encaradas como uma doença que pode ter consequências graves quando começam a doer a ponto de incomodar bastante a pessoa ou então quando ela evolui para um tromboflebite superficial (coágulos que se formam nas veias mais próximas à superfície da pele) ou até uma trombose venosa profunda – quando os coágulos se formam nas veias mais profundas.

“As varizes precisam ser tratadas o quanto antes, pois suas consequências podem levar até a morte, no caso de uma trombose evoluir para uma embolia pulmonar”, alerta a cirurgiã vascular Rogéria Baiocchi.

Essas veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que além de serem desagradáveis esteticamente provocam dores e comprometem a circulação sanguínea, ocorrem majoritariamente em mulheres e mais acentuadamente naquelas acima dos 40 anos.

Sua ocorrência deve-se a vários fatores, entre eles o genético, mas hábitos de vida modernos a que têm de se submeter muitas mulheres contribuem fortemente para o seu aparecimento.

“Boa parte das varizes é causada pelos hábitos urbanos da vida moderna, como o uso de salto alto, longos períodos em pé ou sentado sem que o sangue circule como deveria, obesidade, tabagismo e sedentarismo/imobilidade são algumas das principais causas”, explica a médica Rogéria Baiocchi.

Mas nem tudo está perdido.

Hoje, com os avanços da medicina, o tratamento das varizes via aplicação ou cirurgia é uma realidade ao alcance da maioria das pessoas.

“Além da cirurgia convencional, há tratamentos com laser, radiofrequência, espuma ecoguiada ou minicirurgia com anestesia local, de acordo com a evolução da doença. Por isto recomenda-se cuidar o mais precocemente possível para que o tratamento seja o mais simples”, observa Rogéria.

Mas como o velho ditado diz que “é melhor prevenir do que remediar”, para evitar o surgimento de varizes algumas medidas devem ser tomadas pelas mulheres.

Praticar exercícios físicos, abandonar o cigarro, evitar o uso de roupas apertadas, elevar as pernas sempre que possível e evitar permanecer longos períodos sentado ou em pé são hábitos que contribuem para evitar as varizes.

Rogéria chama a atenção, também, para os sintomas, que podem ajudar a minimizar os efeitos das varizes.

“Elas podem não apresentar sintomas além do surgimento das veias tortuosas, azuladas e dilatadas, por isso é importante que a mulher esteja atenta a sintomas. Dor, ardor ou sensação de peso nas pernas, principalmente no fim do dia, inchaço – geralmente nos pés e tornozelos – e coceira na pele em cima da veia são sinais de que é hora de procurar um cirurgião vascular”, alerta Rogéria.

“As varizes precisam ser tratadas o quanto antes, pois suas consequências podem levar até a morte, no caso de uma trombose evoluir para uma embolia pulmonar”, alerta a cirurgiã vascular Rogéria Baiocchi. Reprodução
Mas como o velho ditado diz que “é melhor prevenir do que remediar”, para evitar o surgimento de varizes algumas medidas devem ser tomadas pelas mulheres. Reprodução
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo