Notícias : Anápolis

NOVAS REGRAS:

10ª Reunião Ordinária da ACIA : Codego o que esperar?

Empresários, políticos e a nova administração da CODEGO se reuniram na ACIA para discutir os novos rumos do Distrito Agroindustrial de Anápolis

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Álvaro Otavio Dantas Maia, e Diretoria receberam nesta quarta-feira, dia 11, o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico – CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, em pauta, os novos rumos do DAIA.

E, mais uma vez, a sala de reuniões Deocleciano Moreira Alves ficou lotada de empresários, políticos, e diversas autoridades civis e militares que contribuíram para o debate em torno da solução para os problemas do Distrito.

Álvaro Dantas abriu a reunião chamando a atenção para o fato de o DAIA e também o desenvolvimento econômico de Anápolis estar estagnado,

“enquanto o PIB de Goiás cresce o de Anápolis não tem resultados significativos, mesmo com o interesse de mais de 70 empresas em se instalar na cidade”, pontuou.

Ele apontou a falta de espaço físico e de segurança jurídica como os principais entraves.
O empresário também fez questão de ressaltar o papel decisivo da ACIA para a criação do DAIA, relembrando que foi graças à iniciativa dos expresidentes Ruy Abdalla e Sultan Falluh, considerado o “Pai do DAIA”, que foi possível a elaboração do projeto do Distrito, a desapropriação das chácaras, a busca de recursos para a desapropriação junto ao então governador Irapuã Costa Júnior e posteriormente a reformulação do projeto para captação de recursos do Governo Federal, Ernesto Geisel.

O presidente da ACIA afirmou ainda que vê com bons olhos a iniciativa da liberação dos 800 mil metros quadrados da Plataforma Logística Multimodal pelo governador Ronaldo Caiado, e que todos estão na expectativa de como se dará o procedimento para implantação das empresas.
Sobre as áreas ociosas e inutilizadas no Distrito, defendeu que é preciso buscar soluções onde as negociações sejam justas para empresários e governo.

O presidente da CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, afirmou que as propostas de mudanças no regulamento visam corrigir distorções a fim de que haja regras objetivas para todos e o entendimento de que se trata de um patrimônio de todos.

Por isso afirmou que está determinado a realizar uma gestão na qual haja protagonismo nas mudanças.
Defendeu que as propostas são um ponto de partida para discussões.

Principais Propostas Venda de áreas:
1 a 6 anos – Proibida a venda da área.
6 a 10 anos – Terá de devolver à Codego o valor de mercado de cada metro quadrado da área mais 5% das edificações
10 a 15 anos – O alienante terá de devolver o valor do módulo, ou seja, o valor de mercado de cada metro quadrado da área.
Mais de 15 anos – A empresa poderá transferir a área para seu nome, desde que recolhendo para a Codego 10% do valor de mercado do módulo.

Transparência CODEGO
O diretor da ACIA e do SINDUSCON – Anápolis, Luiz Antônio Oliveira Rosa, e o empresário Oribaldo Ribeiro, falaram do atendimento ruim prestado pela Codego até então, principalmente da área jurídica da companhia, além da falta de transparência nas reuniões da Companhia.

“Numa reunião falavam que tinha um número de áreas disponíveis, em outra o número já estava diferente”,

desabafou Luiz Rosa que afirmou que desistiu de implantar sua empresa no DAIA por não se saber o que acontece quanto às decisões dos Distritos.

Áreas Judicializadas
Ainda sobre a questão das áreas, o diretor para Assuntos do DAIA, Francisco Pontes, afirmou categoricamente que as melhores áreas estão na mão do governo e que é preciso dar um destino a elas. Defendeu que se busque diálogo com os empresários para se evitar embates judiciais.

Essa também foi a defesa do ex-presidente da ACIA, Luiz Medeiros, citando como exemplo o acordo feito com a Precon/Sama, que devolveu 150 mil metros quadrados à Codego sem complicações judiciais.

Plataforma Multimodal e Licenças Ambientais
Os diretores da ACIA, Marçal Henrique Soares e Baltazar José dos Santos, além da expectativa da liberação das áreas também abordaram as questões das licenças ambientais, sobretudo para a regulamentação da área da Plataforma Logística Multimodal.

O diretor Marçal destacou ainda a abertura para leitura e discussão das mudanças.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Charles, manifestou a defesa de que a fim de agilizar as licenças no Distrito, que as mesmas passem a ser da responsabilidade da prefeitura.

Polo de Defesa de Anápolis
O diretor Baltazar também pontuou a urgência da cidade de Anápolis em corresponder às expectativas do Ministério da Defesa que vê a cidade como ideal para abrigar esse Pólo e que por isso é grande a expectativa em torno da liberação de áreas.

Posicionamento
O presidente Pedro Henrique afirmou que pretende fazer uma gestão transparente e que todos estão convidados a participar de suas reuniões, e que inclusive podem ser gravadas. Também defendeu que se firmem acordos a fim de se evitar embates judiciais.

Sobre a Plataforma Logística Multimodal afirmou que a Secretaria de Indústria e Comércio já está providenciando a parte burocrática e que o licenciamento e a outorga de água já estão bem avançados.

Enfatizou a importância que a ACIA tem para o desenvolvimento de Anápolis e que vê de maneira muito positiva a participação do diretor social da Entidade, Frederico Godoy, para estar à frente da administração do DAIA.

O diretor social agradeceu a confiança depositada e afirmou que pretende realizar um trabalho de protagonismo a fim de resolver os principais problemas do Distrito.

By

Acia Anápolis

[caption id="attachment_71975" align="alignnone" width="1024"] O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Álvaro Otavio Dantas Maia, e Diretoria receberam nesta quarta-feira, dia 11, o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico – CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, em pauta, os novos rumos do DAIA. ACIA[/caption]
[caption id="attachment_71976" align="alignnone" width="1024"] O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Álvaro Otavio Dantas Maia, e Diretoria receberam nesta quarta-feira, dia 11, o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico – CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, em pauta, os novos rumos do DAIA. ACIA[/caption] [caption id="attachment_71977" align="alignnone" width="1024"] O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Álvaro Otavio Dantas Maia, e Diretoria receberam nesta quarta-feira, dia 11, o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico – CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, em pauta, os novos rumos do DAIA. ACIA[/caption] [caption id="attachment_71978" align="alignnone" width="1024"] O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Álvaro Otavio Dantas Maia, e Diretoria receberam nesta quarta-feira, dia 11, o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico – CODEGO, Pedro Henrique Ramos Sales, em pauta, os novos rumos do DAIA. ACIA[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo