Economia : Últimas notícias

2020 também é um ano chave

Mercado imobiliário em Anápolis prevê crescimento em 2020

O setor já começou a apresentar sinais de sua recuperação com crescimento do PIB em 2019 na casa dos 2% e previsão de 3% para 2020

Seja para comprar e esperar o momento certo para vender ou adquirir um imóvel e colocá-lo disponível para locação, este é o momento ideal para comprar a casa própria ou investir em imóveis, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O estudo aponta que o País demandará a construção de 14 milhões de novas moradias até 2025, provocando um ritmo acelerado para o mercado imobiliário nos próximos 5 anos.

O setor foi um dos poucos que deram sinais claros de recuperação em 2019. O ano marcou a retomada do crescimento do mercado imobiliário, após cinco anos seguidos de queda.

O setor, que viveu uma grande crise nos últimos anos – a queda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) da construção de 2014 a 2018 chegou a 30% – já começou a apresentar sinais de sua recuperação com crescimento do PIB em 2019 na casa dos 2% e previsão de 3% para 2020, o dobro da previsão para a expansão da economia.

Especialistas estão otimistas e apontam que desde 2013 a construção civil não crescia acima do PIB. O setor está sendo considerado o motor de crescimento da economia em 2020.

“Em 2019, houve aumento da porcentagem de venda e retomada de crédito, além da geração de 10% dos novos postos de trabalho com carteira assinada do País. Esses dados vêm no primeiro momento em que o setor começa a repor suas atividades e sinalizam a importância do setor”, afirma o sócio-diretor da EXHO e especialista em mercado imobiliário, Pedro Paulo Ferreira Barbosa.

O biênio que corresponde a 2020 e 2021 é o período ideal para investir no mercado imobiliário já que a moeda brasileira segue desvalorizada, reduzindo o valor de casas e apartamentos. Outro cenário, apontado por Pedro, que corrobora a virada para o próximo ano são as sucessivas e recentes quedas da taxa Selic.

“Com isso, a baixa nos juros praticados pelos players de financiamento imobiliário nos últimos meses de 2019, trouxe a perspectiva de inserção de milhares de novos consumidores no setor”, destaca.

Além disso, com a queda dos juros e, consequentemente, das parcelas, a compra do imóvel próprio fica ainda mais vantajosa ao ser comparada com o aluguel.

“Para quem pensa em comprar imóveis com a finalidade de investimento, 2020 também é um ano chave”, assegura.

Com a movimentação do setor, espera-se o aumento dos preços com o passar do ano, tornando-se assim uma opção mais lucrativa do que os tradicionais investimentos em renda fixa, que têm sua rentabilidade diminuída junto com as baixas da taxa Selic.


Esses dados vêm no primeiro momento em que o setor começa a repor suas atividades e sinalizam a importância do setor”, afirma o sócio-diretor da EXHO e especialista em mercado imobiliário, Pedro Paulo Ferreira Barbosa.Foto: Wender Borges/Megastudio
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo