Notícias : Anápolis

Anápolis demonstra patriotismo

Repatriados da China mostram quartos que vão ficar durante quarentena

Grupo saiu de Wuhan - epicentro do coronavírus - e deve ficar isolado por 18 dias em hotéis da base aérea. Alojamentos estavam preparados com berço, brinquedos, lanches e mensagens personalizadas.

Após quase dois dias de viagem da China para o Brasil, os repatriados já se instalaram nos hotéis da Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia, onde vão ficar abrigados durante a quarentena.

A chinesa Hui Zhang, de 33 anos, enviou para a família vídeos da filha, Isabela, de apenas 1, brincando no berço e por um corredor da unidade, além de mostrar detalhes da decoração preparada para recebê-las.

“Já nos falamos. Elas estão bem, fizeram exames. Todo mundo fez exames. Ninguém tem sintomas. Ficaram 40 horas nessa viagem, muito longa e muito cansativa”, disse o marido de Hui, o ilustrador Pablo Lassalle.

Hui e a filha estavam em um dos dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousaram na Base Aérea de Anápolis, pouco depois das 6h deste domingo (9).

Elas e mais 32 pessoas – entre brasileiros e cônjuges chineses – que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus, vão ficar em quarentena no local por 18 dias.

Outros passageiros também postaram em redes sociais agradecendo a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo acolhimento recebido.

Em uma das publicações, um brasileiro se surpreende com os lanches deixados no quarto como presente de boas-vindas. Nas portas de todos os alojamentos há a identificação de quem ficará hospedado.

Os passageiros desceram dos aviões usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Durante a quarentena, eles serão obrigados a colocar o equipamento quando estiverem fora dos quartos.

“Não há nenhum sintoma de nenhum tipo de dificuldade. Eles seguem agora para os seus apartamentos, onde a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás irá fazer os exames. Depois, eles vão entrar na rotina diária de quarentena, quando três vezes ao dia farão uma consulta com os médicos”, disse o general Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

O Ministério da Saúde ainda vai avaliar o quadro de cada integrante da equipe de apoio para saber se o grupo de suporte vai precisar ficar isolado.

Um grupo com 50 militares fez a desinfecção dos equipamentos e veículos usados no transporte dos passageiros após o pouso.

Ao todo, foram 95 horas de voo desde que as equipes partiram de Brasília para buscar os brasileiros, na quarta-feira (5).

No caminho de volta, iniciado sexta-feira (7), os aviões saíram de Wuhan e pararam em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha).

Já no Brasil, fizeram em Fortaleza uma última escala antes de pousar em Anápolis. Cada um dos trechos da viagem tem aproximadamente 18,3 mil km.

O que será oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:

  • 6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
  • Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
  • Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos;
  • Serviço religioso;
  • Emergência odontológica;
  • Apoio psicológico e pedagógico.

Os repatriados
Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

  • 4 chineses casados com brasileiros;
  • 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
  • 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

A tripulação das aeronaves é formada por:

  • 14 médicos;
  • 8 tripulantes;
  • 2 jornalistas.

Seis estrangeiros tiveram autorização do governo federal para embarcar nos aviões. No entanto, um indiano não viajou por problemas no passaporte.

Os demais desembarcaram na Polônia:

  • 4 poloneses;
  • 1 chinês.

Surto
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados.

No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os dados são do balanço divulgado às 13h30 de sábado (8).

Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Atualização:

‘Cheguei a pensar que eu ia perder meu filho lá’, diz pai de repatriado da China que escreveu carta para agradecer retorno

Mesmo sabendo que só terá contato com o filho após os 18 dias de quarentena, José Neves Siqueira Júnior deixou Belo Horizonte e viajou para Anápolis.

Pai de um dos 34 repatriados vindos da China pelo risco do coronavírus, José Neves Siqueira Júnior não conseguiu segurar a ansiedade na espera pelo filho.

Mesmo sabendo que só terá contato com Vítor Siqueira após os 18 dias de quarentena, ele deixou Belo Horizonte, onde mora, e viajou para Anápolis, a 55 km de Goiânia, onde o grupo ficará.

A decisão foi tomada após um pesadelo, que o fez temer pela vida do jovem.

“Cheguei a pensar que eu ia perder meu filho lá. Vi que eles estavam com dificuldade em sanar essa questão (da repatriação)”, disse.
“Eu acho que a vida soprou pra ele mais uma oportunidade. No momento mais desesperador que eu me encontrava com minha esposa, nos olhávamos um pro outro e sentíamos que ele podia partir muito jovem”, afirma emocionado.

Como forma de retribuição, José redigiu uma carta na qual agradece a acolhida do filho em Anápolis.

No texto, ele diz que, por conta da atitude, terá um “débito eterno” com todos que ajudaram no processo.

O bilhete foi entregue na Prefeitura de Anápolis.

Ele promete ir até a Base Aérea nesta madrugada – o avião deve pousar por volta das 3h deste domingo (9) – levando faixas de boas vindas para o filho.

A ansiedade até ver o filho novamente terá que ser controlada.

“Eu, por sugestão do meu cardiologista, estou medicado. A emoção descompassa meu corpo”, afirma.

Rotina na quarentena
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu detalhes sobre as adaptações que estão sendo feitas na Base Aérea de Anápolis para receber o grupo.

Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.

Link da atualizaçao:
https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/02/08/cheguei-a-pensar-que-eu-ia-perder-meu-filho-la-diz-pai-de-repatriado-da-china-que-escreveu-carta-para-agradecer-retorno.ghtml

Presidente  Jair Bolsonaro dá boas vindas aos brasileiros repatriados e recebidos na Ala 2 – a Base Aérea de Anápolis

[caption id="attachment_77884" align="alignnone" width="1024"] Grupo de brasileiros repatriados da China chega a Anápolis para ficar em quarentena, Goiás — Foto: Reprodução/GloboNews[/caption]
[caption id="attachment_77885" align="alignnone" width="1024"] Brasileiro repatriado agradece acolhida em quarentena em Anápolis — Foto: Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_77886" align="alignnone" width="1024"] Área de quarentena na Base Aérea de Anápolis — Foto: Sílvio Túlio/G1[/caption] [caption id="attachment_77887" align="alignnone" width="1024"] Quarto para quarentena na Base Aérea de Anápolis — Foto: Sílvio Túlio/G1[/caption] [caption id="attachment_77888" align="alignnone" width="1024"] Aviões com brasileiros repatriados da China chega a Anápolis — Foto: Sílvio Túlio/G1[/caption] [caption id="attachment_77889" align="alignnone" width="1024"] Repatriação de brasileiros na China. Infográfico — Foto: Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1[/caption] [caption id="attachment_77890" align="alignnone" width="1024"] Pai de brasileiro que está voltando da China envia carta a prefeito de Anápolis, Goiás — Foto: Prefeitura de Anápolis/Divulgação[/caption] [caption id="attachment_77891" align="alignnone" width="1024"] Vitor Campos Neves Siqueira é um dos brasileiros que está voltando da China - Goiás — Foto: Reprodução/Facebook[/caption]
https://youtu.be/e76gL-V_Jlk https://youtu.be/SVVcw27PV0U https://youtu.be/terT7i45qHk https://youtu.be/t74RuGMc85c https://youtu.be/ex0rJcHm0Xw
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo