Notícias : Brasil

A traição em curso

Moro falou com Maia e ministros do STF antes de se demitir

Ex-ministro da Justiça conversou com autoridades dos três Poderes antes de anunciar saída

Antes  da matéria  uma  bela postagem do  futuro  Diretor da PF

https://twitter.com/ale_ramagem/status/1254604868494524416

Eram 18h da última quinta-feira quando o então ministro Sérgio Moro andava em círculos, com o telefone celular grudado no ouvido, no seu gabinete no quarto andar do prédio da pasta da Justiça e Segurança Pública.

Trancado ali ao longo da tarde, Moro recebia ligações de autoridades dos três Poderes da República, boa parte delas com “sugestões” e “conselhos” para que deixasse o governo – “um barco que estava afundando, mergulhado em investigações”, como descreveu um dos interlocutores.

https://twitter.com/DomDasThreads/status/1254382477013061635

O celular de Moro recebeu ligações dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O ex-juiz da Lava Jato ainda conversou com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e colegas do primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro. Entre um telefonema e outro, Moro conversou ainda com amigos e a mulher, Rosângela, que há tempos vinha sugerindo a ele deixar o governo, conforme relataram pessoas próximas do ministro.

Pela manhã, Moro tinha estado no Palácio do Planalto. Lá, recebeu do próprio Bolsonaro a informação, por volta de 9h, de que Maurício Valeixo, seu braço direito e amigo pessoal, seria demitido do comando da Polícia Federal. No encontro,

Moro bateu o pé e ameaçou deixar o governo. Percorreu os 500 metros que separam a Presidência do Palácio da Justiça, nome oficial da sede do ministério, e ali permaneceu trancado no gabinete, até as 18h50.

A sala ocupada de Moro é cercada por estantes com “quilos” de livros jurídicos que o acompanham desde a época da faculdade. Foi ali que passou as oito últimas e decisivas horas como ministro de Bolsonaro. Do lado de fora do prédio, um batalhão de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos tentavam, pelas frestas de cortinas da construção modernista, flagrar as movimentações do ministro mais poderoso do governo.

“Bombeiros” do Planalto foram acionados para tentar convencer Moro de desistir da ideia de pedir exoneração. Os ministros militares sempre avisaram ao presidente que a demissão do maior símbolo anticorrupção do País poderia significar o início da derrocada do governo.

Ciente disso, uma das enviadas a Moro foi a advogada da família Bolsonaro, Karina Kufa. Ela levou o recado de que o presidente estava convencido a seguir com a ideia da exoneração de Valeixo. O presidente teria ficado irritado, inclusive, com o fato de setores da esquerda terem ironizado a sua suposta impossibilidade de demitir um diretor da Polícia Federal.

Para acalmar Moro, que àquela altura já havia conversado com boa parte das cúpulas da República, Bolsonaro mandou avisar que estava disposto a discutir um nome de “consenso” para a PF. O ministro, no entanto, já não queria mais “negociar”. Queria que o presidente “batesse o martelo” e definisse se Valeixo ficaria ou não no cargo.

Moro esperou, mas a resposta definitiva do Planalto não veio. Nenhum novo contato do presidente foi feito, o que deixou o ministro mais insatisfeito. Mais tarde, já noite, Moro mandou avisar à segurança do Palácio da Justiça que iria descer. O comboio o esperou, como de costume, na garagem. Mas o ministro saiu pela lateral para não ter contato com a imprensa. Às 20h, ele já estava em casa com a família. Ainda aguardava um retorno do Planalto.

Foi dormir com a sensação de que o dia seguinte, sexta-feira, seria o último dos 512 que serviria ao governo de Jair Bolsonaro. Acordou com a demissão de Valeixo publicada no Diário Oficial da União (DOU), o estopim para anunciar sua decisão de também sair.

Nas redes sociais o descontentamento com o comportamento do ex ministro movimentou o dia e a # do dia: #FechadoComBolsonaro

https://twitter.com/RealeGuinorante/status/1254626916390309894

Patrik Camporez

Link original da matéria:
https://www.terra.com.br/noticias/moro-falou-com-maia-e-ministros-do-stf-antes-de-se-demitir,f1851cbdc88d54e32c7de246104b4f13zhxon2kt.html

Atualização:

Moro diz ser alvo de “campanha de fake news nas redes”

“Tenho visto uma campanha de fake News nas redes sociais e em grupos de whatsapp para me desqualificar”, afirmou, neste domingo, 26, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “Não me preocupo; já passei por isso durante e depois da Lava Jato. Verdade acima de tudo. Fazer a coisa certa acima de todos”, disse.

O ministro tem sido ativo nas redes sociais desde que deixou o governo, e reiterado acusações e críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No sábado, 25, Moro compartilhou uma campanha do Ministério da Justiça. “Faça a coisa certa, pelos motivos certos e do jeito certo” foi o lema de campanha de integridade que fizemos logo no início no MJSP”, afirmou.

Em seguida, no mesmo dia, foi a vez de Bolsonaro dizer, em seu Twitter: “A Vaza Jato começou em junho de 2019. Foram vazamentos sistemáticos de conversas de Sérgio Moro com membros do MPF. Buscavam anular processos e acabar com a reputação do ex-juiz. Em julho, PT e PDT pediram prisão dele. Em setembro, cobravam o STF. Bolsonaro, no desfile, fez isso”, diz a mensagem, que acompanha uma imagem do presidente ao lado de Moro”.

Moro respondeu. “Sobre reclamação na rede social do Sr. Presidente quanto à suposta ingratidão: também apoiei o PR quando ele foi injustamente atacado. Mas preservar a PF de interferência política é uma questão institucional, de Estado de Direito, e não de relacionamento pessoal”.

Ao anunciar a saída do cargo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, acusou na sexta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir politicamente no comando da Polícia Federal para obter acesso a informações sigilosas e relatórios de inteligência. “O presidente me quer fora do cargo”, disse Moro, ao deixar claro que a saída foi motivada por decisão de Bolsonaro.

https://twitter.com/mouradapedra/status/1254581011196887040

https://twitter.com/allantercalivre/status/1254621409311162368

Em seguida, o ex-ministro da Justiça exibiu mensagens que, segundo ele, demonstram a pressão do presidente para a troca de Valeixo. No conteúdo gravado no WhatsApp, o presidente mostra uma notícia sobre investigações contra deputados aliados para exigir a troca do diretor-geral da PF.

Moro também exibiu uma conversa com a deputada federal Carla Zambelli, em que ela pede para que o ministro aceite uma vaga no STF em setembro, e também a troca na PF, pelo diretor da Abin. “Vá em setembro para o STF. Eu me comprometo a ajudar. A fazer o JB prometer”.

“Prezada, não estou à venda”, respondeu Moro.

Ainda neste domingo, Bolsonaro pode anunciar o substituto do ministro para a pasta. O atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Jorge Oliveira, deve ser oficializado. Próximo da família, Oliveira não queria aceitar o cargo, mas o presidente disse a ele que se tratava de uma “missão”, segundo fontes do Palácio do Planalto.

“Juntos com o PR @jairbolsonaro por um Brasil melhor. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”,

escreveu Oliveira, em seu Twitter. Luiz Vassallo

Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação, a pergunta que nao quer se calar:

Em que partido Moro virá candidato PSDB, PSOL, PT,PMDB e quais suas ligações

Link original da matéria:
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/moro-diz-ser-alvo-de-campanha-de-fake-news-nas-redes,999d7d58f48f0bf66c3a1976e89b0b0b9d3f1gur.html

[caption id="attachment_80345" align="alignnone" width="1024"] O Ministro da Justiça Sérgio Moro, pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro, após ser informado pelo presidente da decisão de trocar a diretoria-geral da Polícia Federal,
Foto: Eduardo Matysiak / Futura Press[/caption]
[caption id="attachment_80346" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80347" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80348" align="alignnone" width="1024"] O Brasil jamais esquecerá esta imagem ..é a prova de que ser um bom Juiz nao da competência para ser um bom ministro e ser leal...a traição começa ai ...QUEM TENTOU MATAR BOLSONARO?[/caption] [caption id="attachment_80349" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80350" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80351" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80352" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80353" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80354" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80355" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80356" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80357" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80358" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80359" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80360" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80361" align="alignnone" width="1024"] Nas redes sociais os robôs de Bolsonaro mostra e escancara a aproximação do ex ministro e os inimigos do brasil numa convivência amigável de traidores da nação[/caption] [caption id="attachment_80362" align="alignnone" width="1024"] Bela Megale de O GLOBO sabia do discurso de MORO, as 10;54 o ex Ministro so falou as 11:00...tudo bem organizado , obviamente Moro distirbuiu para a imprensa o teor de se discurso . Terça Livre[/caption]
https://youtu.be/USOF2DY7O-k https://youtu.be/OydCW9Y0FAE https://youtu.be/2KyzvkVLMjo https://youtu.be/UPazzviW7YI https://youtu.be/MxKB0rm0hwE https://youtu.be/mo9NfymizrY  
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo