Notícias : Goiás

Após avanço da Covid-19

Governo federal reconhece estado de calamidade em Goiás

Formalidade facilitará o acesso do Estado a políticas públicas federais

Na manhã desta terça-feira, 28, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que reconhece o estado de calamidade pública em Goiás por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Com a formalidade, o estado consegue acesso a recursos da União e não precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Conforme esclarece o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, na prática não muda nada para a pasta. “Pois nossos processos de gestão estão bem estabelecidos e o que foi planejado, foi e está sendo executado”, clarifica.

Entretanto, com o reconhecimento federal, Goiás pode ter a prorrogação de pagamento de empréstimos e antecipação de benefícios sociais. Além disso, pode remanejar o dinheiro público de outras áreas para a Saúde.

Números

Segundo dados do Ministério da Saúde, até as 19h de segunda-feira (27) Goiás registrava 57.985 casos confirmados de Covid-19, com 1.400 mortes. No Brasil, são mais de 2,4 milhões de casos confirmados e 87.618 mortes.

Para o titular da saúde em Goiás, esse reconhecimento, do ponto de vista administrativo, ajudará não só Goiás enfrentar a crise, como também, sair dela.

Com informações do Diário Oficial da União (DOU)

[caption id="attachment_85382" align="alignnone" width="1024"] Formalidade facilitará o acesso do Estado a políticas públicas federais. Palacio Pedro Ludovico . PContexto[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo