Só atendemos com reservas fez a sua
Pirenópolis recebe, com receio, turistas no primeiro feriadão da pandemia
Da pandemia. Pela primeira vez desde a flexibilização das medidas de enfrentamento ao coronavírus, a cidade de Pirenópolis, a 52 quilômetros de Anápolis, terá um feriado prolongado para receber turistas.

Se, por um lado, há uma grande expectativa por parte dos donos de pousadas, hotéis, bares e restaurantes com a movimentação que deve ocorrer neste final de semana que terá o feriado de 7 de setembro na segunda-feira, por outro, as autoridades locais estão temerosas de que o movimento além do normal possa provocar aglomeração, desrespeito às medidas de segurança e dificuldade na fiscalização dos protocolos.
Portanto, é um misto de ansiedade e apreensão.
E a preocupação da Prefeitura de Pirenópolis tem a sua razão de ser, já que no último dia 14 de agosto, quando a cidade liberou a entrada de turista, após lockdown, houve aglomerações em alguns pontos e pessoas circularam nas ruas sem usar máscaras.
O Município adotou uma série de medidas com vistas a garantir a segurança dos visitantes, como, por exemplo, a limitação de ocupação nas hospedagens; limitação de frequentadores nos bares e restaurantes; marcação de horário para o acesso às cachoeiras e, mais recentemente, a proibição de banho no Rio das Almas, que corta parte da cidade e um local muito frequentado. O não uso de máscara, vale ressaltar, é passível de multa.
Alerta
Em entrevista à rádio CBN Goiânia, a secretária de Saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues, fez um alerta para que as pessoas não irem à cidade sem fazer reservas, seja de hospedagem, seja de atrativos, como cachoeiras e trilhas, uma vez que devido às limitações, essas pessoas podem não ser atendidas ou não terem um acolhimento de qualidade.
Com as medidas, a capacidade de atendimento foi diminuída em 65% nos hotéis e pousadas e em 50% nos bares, restaurantes e atrativos. Em função do rigor das medidas adotadas, alguns estabelecimentos ainda não conseguiram reabrir.
Por isso, há um receio de que haja uma demanda além da capacidade. Alguns hotéis e pousadas, bem como alguns atrativos já estão com reservas esgotadas.
