Roosevelt Ribeiro

By Roosevelt Ribeiro

Uma amizade salva uma vida. Quanto vale um amigo?

Viver é um mistério que muitas vezes não entendemos e não damos o devido valor, pois damos muito mais valor e atenção aos problemas ilusórios que acreditamos ser importantes. A vida no corpo físico é um período muito curto. O que é 80, 90 ou 100 anos, tempos que vivemos em nosso tempo atual. Façamos uma comparação a 2020 anos da vinda de Jesus o Cristo que nós revelou a existência de uma vida eterna e continua numa outra dimensão. Ou se relacionarmos aos tempo dos Homens da Caverna. Aos tempos remotos do início da vida na terra a nos revelado pelos paleontólogos e seus estudos. Quantas civilizações já passaram por nosso planeta. Mas Jesus veio e nós revelou os mandamentos para uma vida digna e redentora, para passar para uma dimensão mais evoluída. Disse Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar o próximo como a se mesmo. Esses mandamentos são de fundamentais importâncias para o Ser Humano. Daí vem um ensinamento muito importante e valioso aos seres viventes na Terra. A Amizade, saber cultivar uma amizade é sabedoria adquiridas ao longo das vidas.

A palavra amizade vem do latim amicitia, que significa “amizade”. Teria se originado a partir do termo amicus, que significa “amigo”. Alguns etimologistas acreditam que a raiz desta palavra tenha se desenvolvido a partir do verbo latino amare, que expressa atualmente o sentido de “amor”. Esse é o verdadeiro sentido da amizade, amor entre as pessoas. Não no limitado sentido das características romântico-sexual, que muitos associam a palavra Amor. A Amizade tem um sentido muito mais amplo, abrangendo afeição mútua, lealdade, confiança, altruísmo, levando um ao outro a uma boa saúde mental.

Estamos vivendo momentos especiais em meio a uma pandemia que exige o isolamento social, nós sinalizando um novo normal. Estamos em casa vivendo em família, compartilhando a vida por meio eletrônico das redes sociais. Temos a grande oportunidade de conciliar com nossos familiares, mais isso está acontecendo? Estamos furiosos para sair e curtir a vida como antes, ou estamos fazendo uma boa e necessária higienização mental, entendendo como será a vida de agora para frente. Em nossa reflexão agora podemos avaliar quem realmente são nossos amigos. De quem sentimos falta. Quem nos envia mensagens de forma natural e mensagens que contribui para passarmos essa pandemia de forma correta.

O que mais preocupa as pessoas é o pós pandemia. Ao fazermos nossos balanços e entendermos que perdemos pessoas importantes, que as coisas não são mais as mesmas. Que o mundo mudou e precisamos nos adaptar a essa nova realidade.
A pergunta é essa com quem podemos contar? Com nossa família? Com o emprego e trabalhos anteriores? Onde encontraremos o apoio necessário para enfrentar essa nova realidade? Temos pessoas especiais em nossas vidas, com quem podemos ter uma boa conversa, uma palavra amiga de apoio de encorajamento e de esperança que vai nos ajudar nessa nova realidade. Temos que saber a quem recorrer, como principalmente a quem podemos ajudar, sendo esse amigo que procuramos ter e ser.

Uma boa conversa, bons concelhos salva uma vida. Uma boa conversa expõe nosso interior a nós e ao próximo. A boa conversa vem de uma sincera oratória, que está bem próximo da oração e é a expressão que vem do coração e é ditado pela alma. Diferente de retórica que é a arte do bem falar para defender direitos em causa próprio, e que muitas vezes leva o outra a dificuldade ao engano por estar a verbalizar conforme seus interesses. Hoje vemos muitas pessoas se apegarem aos animais, a conversar com eles, a falar com as plantas. E o mais importante se sentem confortadas. Por que isso acontece? Por que elas estão fazendo uma oratória, está falando com seu eu interior e ouvindo a voz do coração. Falando com a vida.

Ter um amigo, ser um amigo, é ser sincero consigo mesmo, é entender o verdadeiro sentido da vida. É ver no outro sua própria imagem e semelhança. Valorizar a amizade e caminhar juntos para a próxima dimensão.
Eu acredito que um amigo salva uma vida. E uma verdadeira amizade não tem preço, pois o dinheiro é físico e fica na terra, uma amizade é eterna e a conquistamos para todo o sempre.

“Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham em harmonia conosco para o avanço da paz mundial.”

Buda

By: Roosevelt Gomes Ribeiro

 

Uma amizade salva uma vida. Quanto vale um amigo?
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo