Vander Lúcio» Blogs e Colunas

Decolou de São José dos Campos

Empresa de Aviação Nacional entrega à Azul Linhas o “Orgulho do Brasil”

No sábado, 15 de junho, a Azul Linhas Aéreas recebeu mais um novo Embraer E195-E2.

O jato decolou de São José dos Campos (SP) e voou até Montevidéu, no Uruguai, antes de retornar ao Brasil, onde foi oficialmente incorporado à frota da companhia aérea.

Registrado como PS-AEU, este é o 21º E195-E2 entregue à Azul desde 2019.

As entregas dos E-Jets E2 começaram há cinco anos, mas enfrentaram pausas devido à pandemia. Após retomar a entrega em 2020, a Azul recebeu 6 jatos em 2023. Este é o primeiro a ser entregue em 2024.

O PS-AEU partiu do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf às 10h40 e chegou a Montevidéu antes de retornar ao Brasil às 13h46, aterrissando no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), onde a Azul realiza a nacionalização de suas aeronaves.

A escala em Montevidéu tem motivos tributários.

O Uruguai, conhecido por suas vantagens fiscais, é sede de escritórios de leasing de aeronaves. A Embraer exporta o jato para uma empresa de leasing uruguaia, que então o reexporta para a Azul, proporcionando um benefício fiscal significativo.

O PS-AEU, batizado de “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”, foi apresentado em abril na fábrica da Embraer, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo, o CEO da Azul, John Rodgerson, e o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Durante o evento, a Azul confirmou a aquisição de 13 novos E195-E2, com um investimento de mais de R$ 3 bilhões e entregas previstas até o final do ano.

Por Vander Lúcio

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

    As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada nas colunas são de exclusiva responsabilidade do COLUNISTA, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor e do portal 7Minutos. Cada COLUNISTA é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O 7Minutos se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.

    Vander Lúcio

    Fundador e diretor do Jornal Contexto; foi repórter mirim, aos 15 anos, do Jornal de Brasília; editor, repórter e apresentador da TV Tocantins e editor de vários jornais, revistas e publicações periódicas. Também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e diretor de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), dentre outras atividades.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo