Pequenos registros, mas não menos importantes, por mim observados
Pix Crédito
Novidades à vista na política econômico/financeira nacional. O Ministério da Fazenda anunciou que o Banco Central vai lançar o Pix Crédito em 2023. O objetivo é autorizar as instituições financeiras a oferecerem crédito pelo Pix. Não foram divulgados muitos detalhes de como funcionaria. Especialistas consultados afirmaram que a novidade está sendo discutida em fóruns do Banco Central. O Pix Crédito aparece no momento em que o Brasil bate recorde no número de endividados. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio diz que 77,9% das famílias declararam estar com dívidas em 2022.
Governo X Exército
Representantes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA) e do Exército Brasileiro vistoriaram, na semana passada, trechos da GO-213, de Morrinhos a Caldas Novas, rodovia que deve ser duplicada e restaurada numa parceria do Governo de Goiás com aquela corporação militar. Essa é segunda reunião de trabalho entre as equipes técnicas para alinhar detalhes do convênio proposto pelo Governador Ronaldo Caiado ao comandante do Exército, general Tomás Paiva durante encontro em Brasília.
Mudanças à vista
A Prefeitura de Anápolis vai reduzir, pelo menos, 200 cargos comissionados e haverá reestruturação de secretarias. Algumas serão extintas, outras incorporadas e outras criadas, ou recriadas. A informação é do líder do Prefeito Roberto Naves na Câmara Municipal, vereador Jakson Charles. De acordo com ele, com a queda do ICMS e a obrigação aos municípios do índice de reajuste do magistério, haverá um impacto, que deve ser considerado do ponto de vista anual.
Cirurgias inéditas
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (Hospital Geral de Goiânia) realizou, na semana passada, duas cirurgias de ‘pectus excavatun’, deformidade conhecida como “peito de sapateiro”. O procedimento cirúrgico foi feito por meio de videotoracoscopia, de forma minimamente invasiva, com a técnica de Nuss, na qual o cirurgião coloca uma prótese curva para elevar a depressão até o nível normal, sendo necessárias, até, três barras de titânio. Utilizam-se, também, fixadores laterais entre as barras, que são parafusadas, para impedir seu deslocamento. Trata-se de um dos procedimentos mais avançados nesse tipo de serviço médico em todo o mundo.
Ladrões de gado
Por mais estranho que pareça, o furto/roubo de gado continua a ser um dos principais crimes de subtração da propriedade alheia em Goiás. Os relatos da Polícia Militar dão conta, quase que diariamente, da apreensão ou, da descoberta, de grupos “especializados” nesse tipo de delito. Invariavelmente, o produto desses furtos (gado em pé, ou, abatido) se destina ao comércio clandestino, vendido em alguns estabelecimentos do gênero, sem qualquer controle de qualidade, ou, de avaliação sanitária.
Centro da Cidade
Esboça-se em Anápolis, um movimento que visa cobrar da Prefeitura, uma reformulação ou, restauração, dos aspectos mais marcantes na região central da Cidade. Dentre os benefícios, clama-se por uma iluminação mais consistente nas principais praças (Bom Jesus; das Mães, Santana e Americano do Brasil), assim como, nas ruas e avenidas de comércio mais intenso. O objetivo é atrair a atenção da comunidade para o centro histórico de Anápolis e reativar o comércio noturno praticamente inexistente atualmente.
By Vander Lúcio Barbosa
Vander Lúcio Barbosa é diretor geral do jornal e portal CONTEXTO e colunista do Portal 7Minutos