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Cel Marcelo Cardoso Fernandes

Controladores de Tráfego Aéreo: Os Guardiões Invisíveis dos Céus

Poucas profissões exigem tanta precisão, serenidade e senso de responsabilidade quanto a de controlador de tráfego aéreo.

São esses profissionais que coordenam o fluxo de aeronaves nos céus e nos aeroportos, garantindo que milhares de voos ocorram de forma segura, eficiente e ordenada.

No Brasil, o sistema de controle aéreo abrange cerca de 22 milhões de km² de espaço aéreo, incluindo parte do Atlântico Sul.

Essa estrutura é operada pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão do Força Aérea Brasileira, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A.

A principal porta de entrada para a carreira é o Curso de Formação de Sargentos – Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (GBCT), ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).

O ingresso é feito por concurso público, com exigência de ensino médio completo e idade entre 17 e 25 anos.

Durante aproximadamente 18 meses de formação intensiva, os alunos recebem instruções teóricas e práticas em:

Teoria de voo e navegação aérea;

  • Meteorologia aeronáutica;
  • Inglês técnico e fraseologia padronizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI);
  • Procedimentos radar e não-radar;
  • Telecomunicações aeronáuticas;
  • Coordenação entre órgãos de controle.

Após a formatura, o profissional é designado para uma Torre de Controle (TWR), ou para um Centro de Controle de Aproximação (APP) ou para um Centro de Controle de Área (ACC), integrando o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Além do efetivo militar, o Brasil conta com controladores civis que atuam em torres e centros de controle vinculados à NAV Brasil e em aeroportos administrados por concessionárias privadas (Infraero, GRU Airport, RIOgaleão etc.).

A formação é feita pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), o principal centro nacional de ensino, pesquisa e certificação de procedimentos de controle aéreo.

O ICEA é responsável por:

  • Oferecer cursos de capacitação, atualização e certificação técnica para controladores civis e militares;
  • Desenvolver e validar novas tecnologias de navegação e vigilância;
  • Apoiar a padronização internacional de procedimentos de controle aéreo;
  • Realizar ensaios e simulações operacionais, em parceria com o DECEA e a NAV Brasil.

A NAV Brasil, criada em 2021, e vinculada ao Ministério da Defesa, é uma empresa pública federal encarregada de operar, manter e modernizar os serviços de navegação aérea civil.

O DECEA possui aproximadamente 12 000 colaboradores, entre militares e civis, distribuídos em torres, ACCs, APPs e outros setores operacionais.

O número de controladores de tráfego aéreo (ATCOs) registrados gira em torno de 4000 no Brasil.

Comparativamente, no âmbito internacional:

Nos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA): são cerca de 14 000 controladores;

Na Europa (EUROCONTROL): cerca de 9 000 controladores;

No Canadá (NAV CANADA): aproximadamente 2 500 controladores;

Média global estimada: mais de 60 000 controladores de tráfego aéreo.

Esses profissionais supervisionam diariamente mais de 120 mil voos comerciais em todo o mundo, sem contar as operações militares, de carga e aviação geral.

A rotina de um controlador é caracterizada por alta complexidade cognitiva e decisões em tempo real.

A segurança de cada voo depende da análise constante de dados de

radar, clima, performance das aeronaves e tráfego local.

O fator humano continua sendo essencial:

estudos da OACI indicam que até 90 % dos eventos críticos na aviação são evitados graças à ação humana qualificada — e o controlador de tráfego aéreo figura como um dos principais elos dessa cadeia.

Por isso, o DECEA e a NAV Brasil investem em simuladores avançados, treinamento contínuo, capacitação linguística e acompanhamento psicológico periódico, garantindo que o profissional mantenha alto nível de desempenho mesmo sob intensa pressão operacional.

Com a implantação de sistemas CNS/ATM (Comunicação, Navegação, Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo), o controle aéreo brasileiro tornou-se um dos mais modernos do hemisfério sul.

Entre os principais programas do DECEA estão:

SIRIUS – integração de informações aeronáuticas e automatização de fluxos de controle;

SAGITARIO – sistema de gerenciamento radar com comunicação digital e coordenação entre setores;

ADS-B e CPDLC – vigilância por satélite e comunicação via dados em áreas remotas e oceânicas.

O futuro aponta para a integração entre aeronaves tripuladas e não tripuladas (drones/UAS) no mesmo espaço aéreo, sob o conceito de UTM (Unmanned Traffic Management).

Nesse cenário, o controlador do futuro será também um gestor digital do espaço aéreo, operando em ambientes de alta automação e inteligência artificial.

Teremos ainda, em breve, o ecossistema que vai permitir o uso do espaço aéreo urbano por aeronaves e-VTOL, o Advanced Air Mobility, que será uma evolução gigante para a navegação aérea mundial.

Assim, o Dia do Controlador de Tráfego Aéreo, celebrado em 20 de outubro, homenageia esses profissionais que, com disciplina e precisão, tornam possível o voo seguro de milhões de passageiros.

Embora raramente vistos, os controladores são os maestros do espaço aéreo, guiando aeronaves com serenidade, precisão e senso de dever.

Entre as emissões do rádio e o silêncio do céu, há uma voz que guia os destinos com serenidade.

Essa voz é do controlador de tráfego aéreo — o guardião invisível da aviação.

 

Por: Carlos Marcelo Cardoso Fernandes
Cel Int R1 FAB
Controlador de Voo pela EEAR

 

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FAB celebra Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
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Coronel Marcelo Fernandes Coronel Intendente da Reserva da Aeronáutica; e colunista do Portal 7 Minutos

 

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  • Marcelo Fernandes

    Coronel Intendente da Reserva da Aeronáutica; Administrador de Empresas; Especialista em Orçamento, Planejamento e Gestão Pública; Especialista em Logística Empresarial. Hoje é tambem uma grande autoridade no assundo de Drones e suas legislações do bom uso.

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