TECNOLOGIA A SEU DISPOR
Dois veículos elétricos e um só piloto
Ex-engenheiro de autopilot da Tesla pilota drone enquanto dirige
Durante uma demonstração em uma pista fechada em Goiás, um ex-funcionário da Tesla conduziu seu carro elétrico enquanto pilotava um drone.
Aurelio Rosa, que trabalhou como engenheiro de Autopilot na Tesla de 2013 a 2021, mudou-se para o Brasil para ficar com a família após oito anos na empresa nos EUA e na Holanda.
Esta semana, no Autódromo de Goiânia, ele pilotou um drone FPV do assento do motorista de seu carro usando um controle remoto e óculos FPV (visão em primeira pessoa).
Ao mesmo tempo, seu carro (apelidado de “Catu” em homenagem a sua avó, que significa “bonito” em Tupi) percorreu a pista sozinho – usando o Autopilot – a tecnologia que Rosa pessoalmente testou e desenvolveu por anos na Europa e nos Estados Unidos.
Em 2021, Aurélio também trouxe o primeiro Tesla feito na Europa para o Brasil. (Hoje existem aproximadamente 200 modelos vindos dos EUA.) Seu carro no vídeo foi o segundo a chegar ao país.
No vídeo, o drone FPV de Aurélio voa ao redor do Tesla capturando imagens de todos os ângulos, variando de 100 metros no ar a apenas alguns centímetros de distância. Enquanto drones como este podem voar a velocidades de até 160 kph, Aurélio limitou seu carro a 60 kph durante o feito.
Pilotar um drone UAV (veículo aéreo não tripulado) exige que o “piloto” use feedback de vídeo em tempo real da câmera para navegar pelos céus.
Da mesma forma, o Tesla Model 3 depende de sensores avançados e IA para manter a velocidade, distância e posição na pista. Ambos os “dispositivos” funcionam com baterias.
Esta demonstração foi realizada em um ambiente seguro e controlado, o engenheiro enfatizou que a segurança foi sua prioridade principal.
Ele acredita que ninguém deve tentar tal feito em estradas abertas.
Não aconselho voar e dirigir ao mesmo tempo, ele disse.
VEJA VÍDEO:
Link original da matéria:
PLANETA ÁGUA